
Normalmente a bolha ocorre em decorrência de impactos contra obstáculos.
Sobre as Bolhas no Pneu
As Bolhas podem condenar o pneu antes de atingida a profundidade mínima. Sendo que as bolhas em geral decorrem de impactos contra buracos ou obstáculos, sobretudo com baixa calibragem, Indicando o rompimento de alguns elementos da carcaça, o que sobrecarrega os demais e pode rompê-los, fazendo estourar o pneu.
A bolha nem sempre surge imediatamente, podendo levar muitos quilômetros para se tornar visível, está aí o porque da necessidade de uma inspeção periódica também da parte interna do pneu.
Formação do Pneu
Vejamos, o pneu é formado por várias camadas de tecido tramado. Sendo que quando o pneu sofre os efeitos de uma topada mais violenta, o tecido da carcaça invade e rompe alguns dos cordonês. Mas se o carro continua andando, as fibras dos tecidos que constituem o pneu vão perdendo as suas fibras e se desmanchando, ocasionando um processo de vulnerabilidade.
Enquanto o veículo se movimenta, é normal ocorrer um aquecimento do pneu, mas essa produção de calor faz aumentar o espaço desfibrado, e com o tempo a bolha fica visível na parte externa do pneu. É quando os tecidos perdem a capacidade de resistir à película impermeabilizante que segura o ar, o que acaba causando o estouro do pneu.
Dica Importante
Então quando perceber o surgimento de uma bolha no pneu,é bom providenciar a troca do mesmo . Pois procurar os serviços de um borracheiro nãoresolveria o problema, porque colocar um manchão só vai camuflar o problema, pois o pneu pode até parecer liso e bonito de novo, mas a bolha continua lá dentro,pronta para causar o estouro do pneu.
Pois o manchão não vai conseguir segurar o ar, e nenhum tipo de retalho será capaz de reconstruir a integridade do material. Assim a superfície do pneu vai dar a impressão de que esta tudo bem, mas o pneu ganhou uma bolha e está prestes a estourar a qualquer momento.
Vídeo sobre Bolhas em Pneus
[embe]http://www.youtube.com/watch?v=EE02Hendl8s[/embed]