Atualizado em: 19 abril 2013

Benefícios da leitura

As crianças que veem os pais ou responsáveis lendo, se sentem estimulados a imitar essas pessoas e acabam adquirindo o hábito da leitura.
Você Sabia?
Que a escrita surgiu bem antes do livro. A escrita é um código que transmite a palavra, a fala. Os primeiros objetos utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra.
lei

Foi comprovado que a leitura faz bem para o cérebro

A leitura é um hábito adquirido pelas pessoas na infância, sendo que as crianças adquirem o hábito da leitura estimulados pelos pais ou responsáveis, e muitas vezes as crianças tem o hábito de ler porque se sentem estimuladas em seguir o exemplo dos adultos que as cercam.

A leitura traz benefícios para o aprendizado e o aperfeiçoamento das ideias, contribuindo para desenvolver o raciocínio lógico e a  rapidez das ideias, sendo que  na maioria das vezes auxilia no desempenho escolar.

publicidade:

Benefícios da leitura

A leitura traz benefícios, desde enriquecer o nosso vocabulário e  nos ensinar a nos comunicarmos  com as pessoas com mais eficiência, além disso, a leitura  contribui para aquisição de conhecimentos, desenvolve a capacidade de argumentar, estimula a criatividade, incentiva a reflexão, a formação de opiniões, faz com que escrevamos bem, estimula os pensamentos abstratos e a imaginação, a leitura nos leva a um mundo novo, onde temos a oportunidade de ver as ideias e opiniões  do autor, o que permite esclarecer e mudar nossos pontos de vista., sem falar na aquisição de conhecimentos e capacitações para o nosso dia a dia.

Mas devemos tomar o cuidado para que a leitura ocorra num local calmo e tranquilo, sem muito movimento, barulho ou trânsito de pessoas. Pois quando a leitura é realizada com prazer e tranquilidade, o cérebro consegue captar melhor a mensagem do texto e a ideia que o texto deseja transmitir. Já quando a leitura tem por objetivo os estudos, o silencio no ambiente precisa bem maior,para não atrapalhar a assimilação de conhecimentos .

A leitura é uma maneira para se adquirir conhecimentos, e devemos estar sempre atentos as atualidades, até porque ler livros didáticos, jornais, revistas,  nos habilitará para um melhor convívio social. O habito da leitura  dá um bom desenvolvimento intelectual e melhora o convívio com as pessoas, pois temos uma boa base de argumentação e diálogo, adquiridos com a leitura.

Enfim a leitura faz parte da formação do indivíduo, mental e intelectualmente. Sendo que não devemos nos esquecer que as crianças ao nos verem sempre lendo, vão seguir o nosso exemplo e terem um melhor desempenho escolar e no trato com as outras pessoas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook