Atualizado em: 9 agosto 2013

A história do Hip Hop no Brasil

O lançamento em 1988 da coletânea “Hip Hop Cultura de Rua”, foi um marco para a divulgação do Hip Hop entre o público brasileiro, que pode assim conhecer melhor esta cultura.
Você Sabia?
Que o Hip Hop surgiu na segunda metade do séc. XX, década de 70, num momento de uma grande crise econômica.
images

Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960

Historia

Hip Hop brasileiro surgiu em São Paulo, na década de 80 através dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde surgiram muitos dos artistas de destaque no meio do Hip Hop como Thaíde, DJ Hum, , Styllo Selvagem,  Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MC’s, ,Doctor MC’s,  Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.

No ano de 1988, foi lançado o primeiro disco de Rap nacional, a coletânea chamada “Hip Hop Cultura de Rua”, da gravadora Eldorado. Sendo que participaram deste disco Thaide&DJ Hum, MC/DJ Jack, Código 13 e outros grupos iniciantes.

publicidade:

Já em agosto de 1989, Milton Salles criou o MH20 “Movimento Hip Hop Organizado”, sendo que nesta época Milton Salles era o produtor dos Racionais MC’s, cargo que ocupou até 1995. Através do MH20 Movimento Hip Hop Organizado foram organizadas diversas oficinas de música e dança nas periferias de São Paulo, Shows gratuitos nessas mesmas periferias, o que ajudou bastante a divulgar o Hip Hop para a população.

Informação

Atualmente, existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no Brasil, como Df Zulu Breakers (Brasília-DF), Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Hip Hop Mulher, FNMH2, Nação Hip Hop Brasil, Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas).

A principal premiação do hip hop no Brasil é o Prêmio Hutúz, que é uma cerimônia que é realizada anualmente. O evento é organizado pelo Hutùz, sendo considerado o maior evento da América Latina.

Vídeo sobre Hip Hop

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook