Atualizado em: 14 fevereiro 2013

A história do Carnaval

Mais abaixo vai saber um pouco mais sobre a História do Carnaval e como esta festa tornou uma das maiores comemorações do Brasil.
Você Sabia?
Que o Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
carnaval-letra

A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne

O Carnaval tem em sua origem as festas de agradecimento aos deuses da fertilidade da Grécia antiga. Era costume na Europa passar por um período de festas intensas comendo, bebendo, dançando e tendo relações sexuais uns com os outros, por muitos anos a Igreja Católica condenou essa festa até finalmente incorporar a tradição em uma versão mais comportada.

Carne Vale

No século XI a Igreja Católica começou a tradição, que temos até hoje, da Semana Santa precedida de quarenta dias de privação, a Quaresma, para honrar o sacrifício de Cristo. O carnaval seria a festa de três dias em que os cristão dariam adeus aos prazeres da carne e pecados mundanos (carne vale em latim significa prazeres da carne) antes de começarem o período de jejum da Quaresma.

publicidade:

O primeiro dia da Quaresma é o que chamamos de Quarta-feira de Cinzas e o Carnaval ocorre nos três dias precedentes. Em contraste com a Quaresma, os dias de carnaval eram chamados de dias gordos, por isso o nome de Terça-Feira Gorda, que usamos hoje.

Carnaval Vitoriano

O Carnaval antes era uma festa heterogênea, cada cidade tinha suas tradições, as pessoas festejam como lhe cabiam. O carnaval como o conhecemos, com bailes de máscara, fantasia e música começou no século XIX. Paris era o centro do Carnaval na época, e seus costumes carnavalescos influenciaram as maiores festas de carnaval do mundo moderno como os das cidades de Toronto, Nova Orleans e Rio de Janeiro.

O Maior Carnaval do Mundo

O Carnaval chegou no Brasil no século XVIII vindo da Europa e ainda muito parecido com os costumes tradicionais das cidades portuguesas. No século XIX o Rio de Janeiro, capital do Império, adotou os modismos parisienses e começou o que viria a ser o maior carnaval do mundo. No começo do século XX o Carnaval do Rio de Janeiro iniciou o costume das escolas de samba como conhecemos hoje, com carros alegóricos e desfiles nas ruas.

O carnaval do Rio de Janeiro está no livro dos recordes e é reconhecido como o maior carnaval do mundo. O Galo da Madrugada, de Recife, foi marcado como o maior bloco de carnaval de todos os carnavais existentes no mundo. O estilo de carnaval carioca influenciou outras cidades do mundo, e o Brasil é hoje o país do Carnaval, atraindo foliões do mundo inteiro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook