Atualizado em: 6 setembro 2013

Notas do MEC das Faculdades e Universidades: Ano 2012 – 2013

É importante saber que a nota do MEC é, portanto, um indicador da qualidade de ensino, sendo recomendável que o candidato a ingressar num curso
Você Sabia?
Que a educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I.
images (2)

MEC significa Ministério da Educação e Cultura

O MEC divulgou recentemente o IGC, o CPC e o conceito Enade de ciclos entre os anos de 2008 a 2012, por isso veja a seguir algumas das instituições e cursos que tiveram conceito considerado suficiente.

Recentemente o Ministério da Educação divulgou recentemente os conceitos de universidades, faculdades e ainda centros universitários, bem como todos os resultados dos Conceitos Preliminares de cursos de mais de 4 mil instituições que incluem a nota do Enade do ano passado.

Dica

Através deste cálculo podemos contar com uma média ponderada de Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que é responsável por avaliar todos os programas de pós graduação das instituições. O conceito deverá variar entre 1 e 5 e o MEC considera como insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

O que os dados informam

De acordo com a planilha do IGC as mais de 2.136 instituições voltadas para áreas de ensino superior ficam divididas em categorias como por exemplo as 226 universidades, 140 centros universitários e 1.770 faculdades. É possível ainda se checar os números de cursos que foram avaliados e ainda o conceito de graduação, de mestrado e doutorado.

A composição do CPC ainda conta com três pesos. Um de 55% das notas correspondentes ao desempenho dos estudantes concluintes dos cursos no Exame Nacional de Desempenho de estudantes, e ainda 30% equivalentes a titulação dos professores, e do seu regime laboral, além de 15% da nota ser composta de índices de infraestrutura e organização tanto didática como pedagócica.

Informação

É possível se perceber quantos estudantes em fase de conclusão de curso se inscreveram, participaram de provas, entre várias outras peculiaridades, confira a seguir a planilha do CPC estaticog1.globo.com


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook