Atualizado em: 15 julho 2010

CREA RS


O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul – CREA-RS é  uma instituição independente que tem como função fiscalizar o exercício e as atividades profissionais dotada de personalidade jurídica.

LOCALIZAÇÃO

Sediada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o CREA foi criado emm abril de 1934, na forma estabelecida pelo Decreto Federal nº 23.569, para exercer papel institucional de primeira e segunda instâncias no âmbito de sua jurisdição.

publicidade:

FUNÇÃO

O CREA do Rio Grande do Sul, como o de qualquer outro lugar do Brasil, tem atribuições bem específicas: fiscalizar, controlar, orientar e aprimorar o exercício e as atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

SUSTENTO

Este Conselho não recebe nenhum tipo de apoio financeiro do Governo.
Ele é vinculado ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas.

Cabe ao Confea garantir a unidade de ação e a normatização de todos os CREAs, exercendo funções de supervisão financeira e administrativa sobre eles, formando-se assim, o Sistema Confea/Creas.

ASSOCIADOS

O Conselho possui cerca de 60 mil registros com profissionais da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Arquitetura; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal e Engenharia Química.

E, também, os Tecnólogos e os Técnicos de Nível Médio da área tecnológica.
São 42 Inspetorias atuando no Estado, além de cinco postos de atendimento e 17 representações municipais.

A entidade fez 75 anos de fundada este ano, em abril de 2010.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook