Atualizado em: 24 junho 2010


CRC – Conselho Regional de Contabilidade


Para defender a ética na profissão de contabilista e resguardar os direitos e deveres da classe é que existe o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A ENTIDADE

O CRC é um agrupamento da classe de trabalhadores contabilistas que é composta por contadores eleitos em cada estado e no Distrito Federal por Contadores e Técnicos Contábil.

ATRIBUIÇÕES

É função do Conselho Regional de Contabilidade registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil no Brasil juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade.

LEI QUE CRIOU

O CRC foi projetado e criado em maio de 1946 através do pelo Decreto-lei nº 9.295. A ordem para criar tal instituição foi do presidente militar Eurico Gaspar Dutra, que como todo bom militar gostava de tudo que fosse para inspecionar o cidadão, inclusive no seu trabalho.

ATRIBUIÇÃO II

A entidade também deseja obter o resultado de um amplo debate sobre a melhoria da profissão de contador junto à sociedade para criar um órgão colegiado.

PARA PARTICIPAR DO CRC

Para ser cadastrado no CRC é preciso que se seja formado em Curso de Graduação de Ciências Contábeis ou Curso Técnico em Contabilidade levando documentação comprobatória.

Depois disto, o associado deve pagar uma taxa que cobrado uma taxa anualmente para a emissão da carteirinha comprovando o registro no conselho.

Bom salientar que devido à lei o contador ou técnico só poderá exercer a sua profissão mediante registro no Conselho Regional.

REPRESENTATIVIDADE

O Conselho Regional de Contabilidade deve ser composto por  2/3 de Contadores e de 1/3 de Técnicos em Contabilidade, que só podem ser eleitos através do voto secreto, pessoal, direto e obrigatório de todos os Contadores e Técnicos em Contabilidade com registro em vigor e em situação regular para o exercício da profissão contábil.

Cada estado deve possuir uma seccional deste conselho.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook