Atualizado em: 10 maio 2010

Cespe Unb Oab 2009.3


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma entidade que objetiva regular a conduta e o profissionalismo dos advogados de todo o Brasil.

A entidade e suas Comissões de Estágio e Exame de Ordem, como cita em seu artigo de dezembro de 2009, afirma que estão abertas as inscrições para o Exame de Ordem 2009.3.

publicidade:

A aprovação neste exame será um requisito essencial para a habilitação da atividade de advocacia em território brasileiro.

As solicitações de inscrições deverão ser efetuadas conforme procedimentos especificados no edital de abertura. A primeira etapa da inscrição consistirá na submissão, exclusivamente via Internet, no período de 2 de dezembro a 17 de dezembro de 2009, observado o horário oficial de Brasília/DF.

A Ordem

A Ordem foi criada na década de 43 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, 80 anos depois foi instituída a Ordem dos Advogados, ocorrida em Decreto, na época do governo Vargas.

A palavra Ordem era porque antigamente o advogado era então uma espécie de cavaleiro das leis e mesmo com o fim da Revolução Francesa, a tradição manteve-se quanto à denominação da palavra Ordem, inspirando o nome de várias entidades corporativas relativas aos advogados em diversos países.

A Ordem dos Advogados do Brasil é formada de Seções instaladas em cada estado do Brasil.

É uma entidade que presta um serviço público de âmbito federal, embora de natureza não estatal. Parte da doutrina jurídica vê a Ordem como uma espécie autarquia corporativa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook