Atualizado em: 6 outubro 2011

10 Cursos mais concorridos no vestibular da Unicamp

Medicina é o curso mais procurado e concorrido, com 114,4 candidatos por vaga. Neste ano de 2011, a Unicamp teve recorde de inscritos com 61,5 mil estudantes.
Unicamp

O curso de medicina é o curso de vestibular mais concorrido da Universidade de Campinas. (Foto: Divulgação)

A Unicamp é uma das universidades mais bem conceituadas do país, por possuir ensino de qualidade e de graça. Embora os cursos sejam bem concorridos, a Unicamp oferece muito material de apoio para quem deseja realizar um processo seletivo de algum curso. Além dos cursos básicos de graduação, a Unicamp também oferece cursos de extensão, cursos de Mestrados e Doutorados.

Em um levantamento feito na Universidade de Campinas para descobrir qual o curso mais concorrido do vestibular 2012, o ganhador foi o curso de medicina, com 114,4 candidatos por vaga. Essa relação de candidato/vaga dos cursos foi divulgada na última quarta-feira pela própria Unicamp. O curso de medicina registrou 12.584 inscritos com apenas 110 vagas disponíveis, procura muito maior relacionada ao ano passado, que teve 11.428 concorrentes.

Logo atrás de medicina estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo com 82,0 candidatos por vagas, sendo 2.461 candidatos disputando 30 vagas. Em terceiro lugar ficou o curso de Enfermagem, que também é na área de medicina, tendo 68,7 candidatos por vaga. A cada ano, a relação candidato/vaga aumenta para cada curso.

Foram registrados 61.500 inscritos para o processo seletivo que começa no dia 13 de novembro. Este é o terceiro ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos.

Relação dos 10 cursos mais concorridos da Unicamp 2012

Tabela de cursos Unicamp

* Até o Vestibular 2011, o ingresso nos cursos de Geologia e Geografia (Integral) ocorria através da opção Ciências da Terra. A partir do Vestibular 2012, os candidatos passaram a fazer a opção por Geologia e Geografia separadamente. (Foto: Divulgação)

Processo Seletivo e Seleção

Para quem deseja acessar o manual do candidato, basta entrar na página eletrônica da Comvest. No dia 13 de novembro haverá a primeira fase, a segunda fase nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.  As provas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música serão de habilidades específicas e vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012.

A primeira chamada será realizada no dia 6 de fevereiro e a matrícula deve ser feita no dia 9 de fevereiro. A prova da primeira fase será dividia em duas etapas, uma que é a redação e outra que é a parte de conhecimentos gerais, contendo 48 questões de múltipla escolha. Para a segunda fase os candidatos irão fazer prova de 3 dias seguidos, sendo no primeiro dia prova de português, literatura e matemática.  Já no segundo dia a prova é de ciências humanas, artes e de inglês. No terceiro dia a prova é de ciências da natureza.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook