Atualizado em: 6 outubro 2011

10 Cursos mais concorridos no vestibular da Unicamp

Medicina é o curso mais procurado e concorrido, com 114,4 candidatos por vaga. Neste ano de 2011, a Unicamp teve recorde de inscritos com 61,5 mil estudantes.
Unicamp

O curso de medicina é o curso de vestibular mais concorrido da Universidade de Campinas. (Foto: Divulgação)

A Unicamp é uma das universidades mais bem conceituadas do país, por possuir ensino de qualidade e de graça. Embora os cursos sejam bem concorridos, a Unicamp oferece muito material de apoio para quem deseja realizar um processo seletivo de algum curso. Além dos cursos básicos de graduação, a Unicamp também oferece cursos de extensão, cursos de Mestrados e Doutorados.

Em um levantamento feito na Universidade de Campinas para descobrir qual o curso mais concorrido do vestibular 2012, o ganhador foi o curso de medicina, com 114,4 candidatos por vaga. Essa relação de candidato/vaga dos cursos foi divulgada na última quarta-feira pela própria Unicamp. O curso de medicina registrou 12.584 inscritos com apenas 110 vagas disponíveis, procura muito maior relacionada ao ano passado, que teve 11.428 concorrentes.

publicidade:

Logo atrás de medicina estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo com 82,0 candidatos por vagas, sendo 2.461 candidatos disputando 30 vagas. Em terceiro lugar ficou o curso de Enfermagem, que também é na área de medicina, tendo 68,7 candidatos por vaga. A cada ano, a relação candidato/vaga aumenta para cada curso.

Foram registrados 61.500 inscritos para o processo seletivo que começa no dia 13 de novembro. Este é o terceiro ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos.

Relação dos 10 cursos mais concorridos da Unicamp 2012

Tabela de cursos Unicamp

* Até o Vestibular 2011, o ingresso nos cursos de Geologia e Geografia (Integral) ocorria através da opção Ciências da Terra. A partir do Vestibular 2012, os candidatos passaram a fazer a opção por Geologia e Geografia separadamente. (Foto: Divulgação)

Processo Seletivo e Seleção

Para quem deseja acessar o manual do candidato, basta entrar na página eletrônica da Comvest. No dia 13 de novembro haverá a primeira fase, a segunda fase nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.  As provas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música serão de habilidades específicas e vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012.

A primeira chamada será realizada no dia 6 de fevereiro e a matrícula deve ser feita no dia 9 de fevereiro. A prova da primeira fase será dividia em duas etapas, uma que é a redação e outra que é a parte de conhecimentos gerais, contendo 48 questões de múltipla escolha. Para a segunda fase os candidatos irão fazer prova de 3 dias seguidos, sendo no primeiro dia prova de português, literatura e matemática.  Já no segundo dia a prova é de ciências humanas, artes e de inglês. No terceiro dia a prova é de ciências da natureza.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook