Atualizado em: 18 julho 2013

Zoneamento Agrícola: O que é?

O zoneamento agrícola é uma ferramenta para a gestão de riscos tanto para os agricultores quanto para as seguradoras.
Você Sabia?
Que Zoneamento é um tradicional instrumento do planejamento urbano, profundamente difundido durante o século XX, caracterizado pela aplicação de um sistema.
zoneamento agrícola 1

O zoneamento agrícola define os períodos favoráveis de plantio para cada município

O que é

O Zoneamento Agrícola  é um trabalho técnico, realizado  pela EMBRAPA, tendo a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA), que realiza a identificação dos riscos climáticos para determinado período, principalmente no que diz respeito à falta de água durante os períodos críticos das lavouras , para assim poder  definir as melhores épocas de plantio.

Sendo que no zoneamento agrícola também são considerados,  a temperatura, a ocorrência de geadas e outros fatores climáticos, e também o estudo dos mapas que identificam os vários tipos de solo de cada município ou região.

publicidade:

Informações

O zoneamento agrícola visa definir  os períodos favoráveis  para o plantio de lavouras ou culturas para cada município ou região, os tipos de lavouras recomendadas, as doenças e pragas que não são cobertas pelo Proagro, e quem são os produtores das sementes, ou seja quem são os que possuem as sementes das  mais variadas culturas   indicadas para o plantio. Assim o zoneamento agrícola é um indicador das melhores épocas de plantio para as culturas de forma a minimizar os riscos de perdas por eventos climáticos.

Sendo que o  zoneamento agrícola é divulgado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)  no inicio de cada ano agrícola ou época  de plantio.

Como Consultar

Para consultar o zoneamento agrícola para o próximo período  em diversas partes do país acesse o site www.agricultura.gov.br

Ou no site sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

Vídeo sobre o Zoneamento

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook