Whiskas – Faz bem ou mal para o gato?

Whiskas - faz bem ou mal

A ração whiskas é rica em nutrientes, mas também pode não ser muito benéfica aos gatos. (Foto: Divulgação)

Quem adora e tem um animalzinho de estimação em casa se preocupa com ele e procura dar todo o conforto e carinho que ele merece. Uma das partes mais importantes a se ter cuidado, é com a parte da alimentação. Muitas pessoas que possuem cachorros, procuram dar a melhor ração, e para quem tem gatos, procura dar a melhor ração, no caso a da marca Whiskas, mas será que whiskas faz bem ou mal para o gato?

Muitos boatos correm relacionado a esse assunto, mas nada nunca foi comprovado cientificamente. O fato é que, tem-se a imagem de que a marca Whiskas é a melhor para o seu gatinho, mas muitas pessoas que alimentavam seus bichos com a tal ração, relataram a presença de cálculos renais em seus bichos.

Whiskas, boa mesmo?

Definitivamente, whiskas é uma ração muito apetitosa, que atrai por seu ótimo cheiro e ótimo gosto, mas normalmente, o processo funciona exatamente assim. Muitas marcas, na produção das suas rações, fazem misturas com conservantes, muito sal e outros componentes que acabam atraindo e muito os gatinhos domésticos. Além disso, a marca Whiskas investe um bom dinheiro em propaganda, passando a imagem de que é realmente a melhor ração para gatos. Não que a marca não seja boa, mas já houveram muitos relatos de casos de calculos renais em gatos devido a alimentação com whiskas.

Além de ser um problema muito comum causado pela genética, a alimentação influencia, e muito, no processo de aparecimento de calculos, podendo levar a uma disfunção renal. Alimentação rica em sal e conservantes, faz com que as partículas sejam criadas, virando cálculos, e obstruindo normalmente o canal da uretra, dando o primeiro sinal de problema urinário.

A maioria das pessoas tem a ilusão que apenas rações mais baratas que podem causar problemas, mas é aí que muita gente se engana. Por mais que whiskas seja uma ração boa, e que indique no rótulo que a ração é ótima para a saúde do trato urinário do seu gato, gatos que já sofreram com problemas renais, podem ter seu quadro agravado após o consumo desta ração, com resultados baseados apenas em relatos. Embora os relatos não sejam os melhores, os problemas só foram relacionados a ração seca, excluindo qualquer problema que venha da ração úmida, vendida em latas e em sachês.

O melhor a fazer nos casos de dúvida, é consultar um bom veterinário e se orientar quanto a ração mais indicada para o seu gato. Nada melhor do que a avaliação de um bom profissional para manter a saúde do seu gato em dia, com hábitos saudáveis e com a melhor alimentação para ele.