Atualizado em: 6 setembro 2013

Vacinas Gratuitas no SUS

As Vacinas oferecidas pelo SUS ajudam na prevenção de doenças perigosas, todas essas vacinas são gratuitas e estão disponíveis nos postos de saúde
Você Sabia?
Que o SUS foi criado pela pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90.
download (2)

SUS passa a oferecer duas novas vacinas em calendário básico

Foram divulgadas informações recentemente, de que o Sistema Único de Saúde, o SUS deverá em breve distribuir gratuitamente duas novas vacinas no calendário básico de vacinação do próprio SUS.

Isto deverá acontecer a partir de 2014, com isto os menores de dois anos deverão contar com uma aplicação totalmente gratuita de pneumocócica 10-valente e ainda anti-meningococo C. As vacinas deverão ser tomadas de forma gratuita nos postos de saúde.

publicidade:

Informações

Segundo ainda o Ministério da Saúde, a primeira vacina deverá imunizar as crianças contra a bactéria pneumococo, esta que é causadora de meningite pneumococitas, sinusites, inflamações de ouvido, entre várias outras doenças. A segunda deverá proteger contra doenças meningocócica, principal causa de meningite bacteriana existente aqui no Brasil.

Para se ter uma ideia nos primeiros 12 meses das novas vacinas do calendário básico elas deverão ainda ser aplicadas em menores de dois anos a partir do calendário básico de vacinação da criança o que é específico para menores de 1 ano de idade.
Com toda a introdução das vacinas, e ainda o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério deverá passar a ter mais de 13 tipos de vacinas para proteger contra pelo menos 19 doenças.

Prevenção das Doenças

De acordo ainda com o Ministério, depois de cinco anos do início dos novos programas de vacinação, no ano de 2015 a intenção é evitar pelo menos 45 mil internações por causa de pneumonia no Brasil. Com isto a média das internações por ano acabaram caindo com uma redução de pouco mais de 83%.

As Doenças

A doença considerada meningocócica poderá ainda se manifestar de forma direta como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro o que poderá levar em poucas horas á morte.

Já o pneumococo é considerada como a segunda maior causa de meningites bacterianas no Brasil e também é o principal componente de desenvolvimento de pneumonias em todas as faixas etárias de crianças e adultos.

Por este motivo é importante se ter uma maior atenção, já que o Brasil no mundo é considerado um dos maiores países na produção de vacinas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook