Atualizado em: 25 agosto 2010

Vacinação Contra Raiva 2010

Durante quase todo o mês de agosto a prefeitura vacina cães e gatos gratuitamente em diversos pontos da cidade.

publicidade:

A vacina é importante, pois previne a raiva.

A doença, transmitida de animal para animal e de animal para o homem, é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através da mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Segundo a secretaria, a raiva está controlada em São Paulo desde 1983.

A vacina deve ser aplicada anualmente em todos os animais acima de três meses de idade, incluindo fêmeas que estão amamentando, grávidas ou no cio.

Não devem ser imunizados cães e gatos com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

Os animais vacinados pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias. Informações sobre onde revacinar serão fornecidas nos postos volantes de vacinação.

Embora a vacina esteja dando reações estranhas em muitos animais e levando alguns ao óbito, a campanha vai ser prorrogada até o dia 18 de setembro.

O “dia D” da campanha está marcado para 18 de setembro e as vacinas serão aplicadas em escolas, postos de saúde ou em pontos de grande circulação de pessoas.

O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% dos animais.

Em 2010 o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é atingir o somatório de 628.418, sendo 429.030 em cães e 199.388 em gatos.

A vacinação é destinada somente para cães e gatos, porém, outros mamíferos também podem transmitir a doença.

Nos últimos dias, houve o relato de reações graves em animais do estado de São Paulo. Porém, o Ministério da Saúde declarou que não há evidências que justifiquem a interrupção da campanha.

A não vacinação representa um risco de vida para a população com a taxa de letalidade de quase 100%.

No Rio Grande do Norte, desde o ano passado vem sendo usada a mesma vacina e não houve nenhum registro de reação adversa na campanha do ano passado e na deste ano.

A relação de postos com locais e datas por região pode ser obtida pela Central de Informações da Prefeitura no telefone 156 ou pelo site.

Vamos aguardar mais notícias e os manteremos informados!

Cuide de seus animais sempre, com vacinas, alimentação de qualidade, banhos e tosa e muito carinho!

Lembrando que a vacinação é gratuita.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook