Atualizado em: 27 abril 2010

Usina Belo Monte 2010


A Belo Monte será uma usina geradora de energia elétrica, cuja autorização para construção aconteceria em abril deste ano, mas foi pela segunda vez adiada, por causa de uma ação movida pelo Ministério Público, afirmando que a construção da usina, no rio Xingú, no estado do Pará, não só vai causar sérios danos ambientais como vai tirar o direito a terra da população indígena que vive na região.

Pelo projeto, a Belo Monte pretende ser a maior hidrelétrica totalmente brasileira e totalmente construída no rio Xingu. Seu potencial gerador de energia, quando instalado, será de 11 233 MW.

publicidade:

O lago da usina terá uma área de 516 km² distribuídos em três casas de força com capacidade para abastecer uma região de 26 milhões de habitantes com a mesma intensidade de consumo como São Paulo.

O projeto da Belo Monte tem mais ambição. Ela pretende ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, sendo superada apenas pelas Três Gargantas, situada na China e pela binacional Itaipú. A sua construção vai reder de R$ 19 bilhões aos cofres públicos.

A localização precisa da Usina Belo Monte estará na construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimentel. Será a partir deste reservatório que a água vai se dividir por canais que irão compor o reservatório, este localizado a 50 km de Altamira.

O trecho entre o Rio Xingu, seu Reservatório e a casa de força principal, é equivalente a 100 km de comprimento. Este trecho se chama Vazão Reduzida, por ser o local onde será mantido um nível mínimo de água, que seja variável ao longo do ano. Este nível mínimo terá como objetivo garantir a navegabilidade do rio Xingu e manter a vida aquática do lugar.

Que a usina Belo Monte é um projeto grandioso não há dúvidas, embora, ainda não tenha saído do seu elaborado programa para ganhar a realidade. A questão é que existem alguns impasses, de ordem ambiental, que impedem a obra de avançar. Obstáculos que o Governo Federal vai ter de gerir se quiser colocar a usina em pleno movimento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook