Atualizado em: 30 março 2010

Unisinos Moodle

O ensino à distância é uma realidade que cada vez mais vem ganhando espaço no cenário da educação brasileira.

publicidade:

A Universidade do Rio Sinos tem ganhado prêmios por meio de seu projeto de educação continuada. Para administrar as aulas à distância, a universidade vem usando a plataforma Moodle.

O Moodle é uma plataforma de software livre, que tem como principal característica o apoio á aprendizagem, executado por meio de um ambiente virtual.

Em um mundo corrido como o que vivemos hoje, não são todas as pessoas que tem tempo para se dedicar aos estudos de maneira presencial, ou seja, indo a uma universidade todos os dias.

Com a correria do dia-a dia, poucas são as possibilidades de se conseguir concluir uma faculdade. Porém, contrapondo-se a isso, cada vez mais o mercado de trabalho exige dos candidatos uma maior formação.

O EAD (Ensino a Distância) foi feito justamente para estas pessoas, que querem conseguir uma melhor formação, mas não dispões de tempo.

Na Unisinos, a EAD foi criada no ano de 2007. Em todos os semestres é sempre dado um curso para que o aluno possa se familiarizar com a plataforma Moodle, visando o aprendizado da ferramenta pelos alunos, além da interação com os professores e outros estudantes.

Na plataforma Moodle, o estudante tem à sua disposição textos para leitura, atividades, vídeos, sem contar que ele pode participar de fóruns de discussão e chats. Com o moodle, as atividades e avaliações também ficam armazenadas em arquivo. Desta maneira, ele pode assimilar melhor o seu aprendizado se tornando apto a entrar no mercado de trabalho. As avaliações são feitas presencialmente, como determina a legislação.

Nesta noite está sendo lançada a Metodologia SESIeduca na Web, que também é desenvolvida pela Unisinos e promove a educação de adultos no ensinos fundamental e médio. A universidade adaptará a metodologia do programa SESIeduca para o ambiente virtual, adequando-o a modalidade do ensino à distância.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook