Atualizado em: 4 fevereiro 2010

Unha Encravada – Tratamento

A unha encrava quando uma de suas pontas entra na pele. Ela é causada, geralmente, pelo hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.

publicidade:

Causas possíveis incluem: uso de meias ou sapatos apertados, cortar a unha muito curta, permitindo que, ao crescer, seus cantos penetrem na pele, pressionar os dedos contra o sapato ao parar subitamente, principalmente ao praticar esportes como tênis e basquete, unhas de tamanho maior que o normal. Geralmente um tratamento domiciliar é o necessário para curar as unhas encravadas. Se o tratamento em casa não funcionar, um médico poderá remover cirurgicamente a parte problemática da unha. Prevenção: corte a unha reta. Não deixe os cantos mais curtos que o centro da unha. Lixe os cantos da unha após cortá-la, se estiverem com pontas afiadas Use meias e sapatos que lhe sirvam confortavelmente.

Confira algumas dicas que podem ser valiosas para o tratamento de unha encravada:

– Coloque o pé de molho em água morna com sabão durante 5 a 10 minutos, de uma a três vezes ao dia;

– Levante o canto da unha delicadamente;

– Coloque um pequeno pedaço de algodão embebido em solução anti-séptica ou antibiótico tópico embaixo do canto da unha Repita diariamente essas três etapas até a unha começar a crescer corretamente e aliviar a pressão;

– Use sapatos folgados nesse período.

Mas lembre-se, a prevenção é o melhor remédio.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook