Atualizado em: 21 março 2017

Tutorial: Conserte a sua máquina de lavar em casa

publicidade:

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos mais importante para o funcionamento de uma casa. Imagine você, se não fosse ela, ter que lavar peça por peça de roupa, nas mãos. Seria uma verdadeira perda de tempo e ainda correria o risco de o serviço não ficar tão bom quanto ao da máquina de lavar. Algumas vezes somos surpreendidos e temos que passar por isso, principalmente quando a máquina decide não funcionar. Por isso, temos um tutorial: conserte a sua máquina de lavar em casa.

Isso mesmo. Se você for usar a sua máquina de lavar e perceber que ela não está funcionando, pode ser que consiga arrumar. Isso é bom, pois, normalmente as lojas em especializadas em assistência técnica para máquinas de lavar, cobram valores exorbitantes para fazer um pequeno ajuste e fazer o aparelho voltar a funcionar.

publicidade:

Como sabemos, as máquinas de lavar exercem muitas funções. Por isso, pode ser mais difícil diagnosticar o problema em si do que consertá-lo. Acontece isso devido aos ciclos especiais, operadores das válvulas e motores que movimentam a água, controlam sua temperatura e rotação, a tina.

No entanto, um diagnóstico é sempre possível, tudo o que necessita para isso é de um pouco de bom senso e de paciência.

publicidade:

Passo a passo – Tutorial: Conserte a sua máquina de lavar em casa

Quando verificar que a sua máquina de lavar parou de funcionar sem nenhum motivo aparente, ou seja, ela não levou nenhuma pancada, não foi arrasta em superfícies trepidantes, não ficou exposta à chuva sem proteção, então é sinal de que algo interno esteja causando o problema. Nesse tutorial: conserte sua máquina de lavar em casa, você poderá verificar e tentar identificar o problema.

Antes de iniciar qualquer procedimento, certifique-se de que a lavadora esteja desligada. Desconecte a tomada e as mangueiras de água.

  • Primeiro Passo: tenha certeza de que sua máquina de lavar esteja recebendo devidamente as correntes de energia. Cheque toda a fiação, o conector, a tomada e os interruptores relacionados a ela. Procure também por possíveis fusíveis queimados ou até mesmo curtos-circuitos no painel principal da sua máquina. Caso tudo esteja de acordo e a lavadora, mesmo assim não estiver funcionando, aperte o botão para reiniciá-la, lembrando que não são todas as máquinas que possuem essa função;
  • Segundo Passo: agora é hora de verificar se o botão de liga/desliga está na posição certa e de que a tampa esteja bem fechada. Examine o fecho para ter certeza de que ele não esteja sendo obstruído por resíduos de sabão ou pequenos resíduos de tecidos;

  • Terceiro Passo: veja se as torneiras que fornecem a água para a máquina estão devidamente abertas e se as mangueiras de drenagem da água e do sabão encontram-se bem estendidas, sem nenhuma dobra. Se por acaso a sua máquina possua um botão de economia de água, deixe-o apertado; a água pode não circular pelo esguicho do filtro caso a cesta não esteja cheia e este botão devidamente acionado.
  • Quarto Passo: agora você precisa saber se a água está na temperatura certa, cheque se o botão desta função, localizado no painel de controle, está devidamente configurado. Também verifique o controle de aquecimento da água, a configuração mínima não pode ser menor do que 49°C.

{37EB57B6-478D-4A8B-9254-A30D964C9831}_servoc

Tutorial para desmontar a máquina de lavar

O corpo da lavadora normalmente deve ser desmontado para a realização de reparos e de algumas manutenções. A máquina de lavar é conectada tanto ao sistema elétrico quanto ao fornecimento de água.

Cuidado, ao abrir a máquina tenha certeza de que, a fiação elétrica e as mangueiras de água estejam desconectadas antes de desmontar ou inclinar o equipamento.

Para desmontar sua máquina de lavar, a primeira coisa a fazer é remover o painel de controle, tirar todos os parafusos que o anexam à máquina. Normalmente localizados abaixo de um pequeno molde ou enfeite.

Dependendo do modelo pode ser necessário retirar, também, a parte de trás do painel, que está igualmente anexada à máquina. Os botões no painel de controle são, quase sempre, de fricção e irão se desprender facilmente. No entanto, pode ser que alguns deles estejam presos por pequenos parafusos em sua base. Nesse caso, basta soltar estes parafusos com uma chave de fenda ou uma chave Allen e puxar os botões.

Em seguida, é preciso remover todo o painel de serviço, retirando os parafusos que o prendem. Para facilitar, você pode estender um lençol, sem uso, no chão para proteger o acabamento da sua máquina de lavar.

Por fim, é preciso remover a parte superior do aparelho, nesse momento, insira uma espátula com uma lâmina bastante resistente na união dos painéis laterais e de cima e, com seu punho, dê uma leve flexionada no local. Isto útil na tentativa de soltar os clipes de mola e, assim, permitir a remoção desejada para verificar o problema da máquina.

São inúmeros instrumentos de controle que uma máquina de lavar possui, esses componentes que controlam outras funções, como botões e timer costumam ser os causadores de problemas corriqueiros nas máquinas de lavar.

Agora que a máquina está aberta, verifique cada um desses componentes, se os fios estão todos em perfeito estado de conservação, se os botões possuem as chaves funcionando.

Ao encontrar o defeito, faça o ajuste necessário. Para isso, é bom ter algumas ferramentas disponíveis, como ferro de solda e estanho, alicates e chaves de fenda. Após ajustar, faça a montagem corretamente e tente ligar a máquina.

Caso ela continue apresentando falhas, terá que ser enviada para a assistência técnica autorizada. É importante ressaltar que, se o produto ainda estiver dentro da garantia, leve diretamente para a assistência, pois se tentar abrir em casa, perderá esse recurso.

Se você seguiu o tutorial: como consertar sua máquina de lavar em casa e conseguiu que ela voltasse ao funcionamento normal, é hora de limpar o painel e a porta da lavadora e voltar a usar. Lembre-se de que mantê-la limpa é uma ótima maneira de preservar o seu bom funcionamento.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook