Atualizado em: 23 agosto 2011

Tratamentos de Esgotos

Saiba informações importantes sobre Tratamento de Esgoto!

Sabemos o quanto o tratamento de esgoto é necessário para que a nossa vida seja melhor e as doenças causadas pelo esgoto sem tratamento sejam evitadas. Muitos locais do nosso país não possuem nenhum tipo de tratamento de esgoto colocando a população em risco.

publicidade:

Esgoto é todo o resíduo líquido de casas, indústrias e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e que possam ser devolvidos a natureza sem causar os tão temidos danos ambientais e principalmente os danos horríveis a nossa saúde.

Para que o esgoto seja tratado são necessárias algumas etapas para que estejam dentro dos padrões da nossa legislação.

Processos do tratamento de Esgoto

  • Preliminar

Neste processo se remove os sólidos grosseiros através de sedimentação

  • Primário

Removem-se os sólidos sedimentares e parte da matéria orgânica

  • Secundário

São removidas as matérias orgânicas e nutrientes que são o nitrogênio e fósforo

  • Terciário

Nesta etapa são removidos poluentes específicos e ainda se remove poluentes complementares que não foram removidos na etapa secundária.

Esta remoção é feita através de processos químicos, físicos e biológicos e depois disso é devolvido ao ambiente o produto final, tratado conforme os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Como podemos perceber é um processo bem complexo, mas muito necessário para manter a nossa saúde e a do planeta também.

O esgoto sanitário deveria conter águas de banho, urina, fezes, restos de comida, sabões detergentes e águas de lavagem de utensílios, mas infelizmente na prática outras coisas também são descarregadas nos esgotos como cabelos, papéis, cigarros, absorventes e muitos outros materiais que fazem com que o tratamento de esgoto seja muito mais complexo e mais caro.

O tratamento de esgoto no nosso país ainda é muito deficiente e enquanto isso nossos lagos, rios e mares se transformam em lixeiras com uma quantidade imensa de esgotos sanitários e com isso uma alta carga orgânica chega a eles sem que nada seja feito.

Além de um maior investimento em tratamento de esgoto existe também a necessidade de conscientização por parte da população.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook