Atualizado em: 1 março 2013

Tipos de Sinalização de Trânsito: Sinalizadores

Saiba que a sinalização é um dos dispositivos utilizados para a segurança do trânsito
Você Sabia?
Que o primeiro semafaro foi instalado em 1868, em Londres, com luzes a gás para ser visto à noite. Ele tinha dois braços, movimentados por policiais: quando estavam na horizontal, indicavam que os veículos parassem; em 45 graus, eles deveriam seguir
ed118r

A finalidade das placas e sinalizações é de manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança.

O que é sinalização? São sinais de trânsito e alguns dispositivos de segurança que são colocados em via pública a fim de que esta tenha sua utilização adequada, o que irá possibilitar maior fluidez ao trânsito assim como possibilitará que os que ela utilizam tenha mais segurança.

Tipos de sinalizadores

Sinalizador vertical: ela é feita através de diversos dispositivos, utiliza placas na posição vertical que será fixado ao lado ou mesmo suspenso sobre a pista, contendo símbolos e legendas pré-reconhecidas e legalizadas, podem ser sinalização de regulamentação, de advertência, indicação, placas educativas ou indicativas de serviços auxiliares ou voltadas para o turismo.

publicidade:

Sinalizador horizontal: é uma linha composta de tintas, laminados, marcadores refletivos, que podem ser usados nas pintas ou em lombadas. São as pinturas na faixa, os tachões, os mini tachões, tachas, tartarugas, segregador ou bate rodas, segregador extra grande, bate rodas de concreto para carro, bate rodas de concreto para caminhão e o prisma de concreto.

Semáforos: Instrumento utilizado para controlar o trânsito, composto de três círculos de luzes colorias, seu controle permite alterar o direito de passagem em uma zona de conflito ou uma intersecção. Pode ser semáforo e regulamentação ou de advertência.Sinalização de regulamentação: serve para conter o fluxo de pedestres.

Sinalização de advertência: é composto por uma ou duas luzes na cor amarela, que pode ser intermitente ou piscante.

Sinalizador Sonoro

  • Um silvo breve: Siga.
  • Dois silvos breves: Pare.
  • Três silvos breves: Acenda as lanternas.
  • Um silvo longo: Diminua a marcha.
  • Um silvo longo e um breve: significa que o trânsito está impedido em todas as direções.


Sinalizações e uso temporário: serve em situações de emergência, tais como obras, acidentes de trânsito, veículos com problemas. Os elementos que podem ser utilizados como sinalizadores são, cavaletes, baldes com lâmpadas, tapumes, cones, fita entre outros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook