Atualizado em: 18 dezembro 2012

Taxa Selic 7,5% – o que isso muda na sua vida?

Banco Central reduz Selic em 0,25 ponto percentual, sacrificando ainda mais a, com isso a taxa básica de juros passou de 7,5%
Você Sabia?
Que a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos,
JuroComposto-Taxa-de-Juros-e-o-peso-para-você

A taxa Selic é gerada a partir de operações bancárias

Sabemos que o Copom manterá a taxa Selic 7,5% ao ano, mas afinal o que é a taxa Selic e o que isso influencia em nossa vida? A taxa Selic é um índice de juros que é cobrado pelo mercado brasileiro.

É a taxa que usamos para referencia política monetária. Segundo a própria definição do Banco Central do Brasil, a mesma trata-se de um calculo da taxa media ponderada e também ajustada das operações de financiamento que são realizadas em um dia.

publicidade:

Taxa no Brasil

Aqui no Brasil ela é aplicada para operações de curto prazo realizadas entre os bancos, que quando pretendem obter alguma quantia emprestada de outro banco, oferece uma garantia (títulos públicos) que visa a redução dos ricos e também da remuneração da transação (redução por tal dos juros).

Sendo assim, como as garantias são lastros, o risco passa a ser basicamente do governo, por isso que serve como referencia para as demais taxas de juros que são cobradas durante a economia. Assim como juros compostos, a mesma não é uma taxa fixa. Podemos inclusive dizer que ela se altera praticamente todos os dias. Sendo assim, é uma ferramenta de importância extrema para controlar os juros bancários.

Informação

O que isso influencia na sua vida? Na verdade é muito simples de pensar. Para aquecer a economia, o governo baixa os juros para levar você, consumidor a sair da sua casa e gastar, gerando capital. Sendo assim, com a taxa Selic estável e baixa.

Os bancos conseguem oferecer empréstimos, financiamentos, tudo por um juros menor, isso porque, eles repassam nas parcelas o valor do juros que ele mesmo financiou perante outro banco. Se esse juros for estável e pequeno, passará em menor valor para o consumidor, ou seja, você.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook