Atualizado em: 30 março 2011

Taquigrafia – Significado

Informações sobre o que é e quando usar a taquigrafia.

Sistema TaylorA taquigrafia é a escrita em sinais. Ela objetiva acompanhar a fala em tempo real, ou seja, acompanha de tal maneira a perder absolutamente nada do que é dito. Basicamente, ela representa fonemas básicos, indicando vogais e acordos vocálicos. Os primeiros sistemas foram elaborados por Samuel Taylor e Isaac Pitman.

Para leitura mais aprofundada, aconselha-se pesquisa na Enciclopédia Italiana.

publicidade:

Métodos

Todos os métodos derivam dos sistemas Taylor-Pitman, com exceção do sistema Franz Xaver Gadelsberger. Usualmente, o uso da circunferência e imagens derivadas dela são características presentes, fator este que oferece maior comodidade e universalidade no aprendizado de um sistema.

De qualquer forma, um taquígrafo não necessita prender-se a um método ou sistema. Contanto que a comunicação assuma as responsabilidades que pretende atingir, cabe ao profissional da taquigrafia usar-se do melhor estilo ao seu caso e gosto. O trabalho é essencialmente individual e requer atenção metódica aos sons e coordenação suficiente para reprodução imediata.

MétodoQuando Usar

A taquigrafia é um ótimo instrumento para reprodução de aulas universitárias e discursos importantes. Principalmente quando o evento é de última hora e não existem gravadores disponíveis.

No entanto, ser um taquígrafo exige estudo e prática. De fato, visto o grau da representação empregada, o esforço equipara-se a aprender um novo idioma! A prática, portanto, é antes profissional do que para uso casual.

Como EncontrarSistema Taylor [2]

Acesse o site Taquigrafia Em Foco [fonte disponibilizada ao fim deste artigo]. No portal, você encontra manuais disponíveis, notícias diversas, informações sobre o universo dos taquígrafos e textos na íntegra do sistema Taylor – sistema universal da taquigrafia. O site conta ainda com bibliotecas personalizadas, exposição de fotos e, nossa, muito mais mesmo.

Fonte: Site

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook