Atualizado em: 14 fevereiro 2011

Sonda na NASA visitará cometa hoje

nasa

Depois de uma longa viagem no espaço, uma nave espacial da NASA está prestes a atracar em seu destino: um cometa em forma de batata que não muito tempo atrás recebeu a visita de outra nave.

publicidade:

O encontro do cometa Tempel1 com a sonda Stardust será hoje, segunda-feira, no Dia dos Namorados, a cerca de 338 milhões de quilómetros da Terra.

A uma velocidade de 38,500 mph, Stardust se aproximará a 200 km do objeto para fotografá-lo.

Se for bem sucedida, será a primeira vez que os cientistas obtiverão imagens do Tempel 1 “antes” e “depois” o que vai dar a eles condições para observar qualquer alteração em sua superfície irregular.

Em 2005, o Tempel 1 foi abordado  pela sonda Deep Impact, que disparou uma bala de cobre no cometa em pleno dia da Independência dos EUA, 4 de julho.

O tiro causou uma cratera, e enviou tanta poeira e detritos que a sonda não pôde visualizar o buraco, embora tenha fotografado características de superfície.

Os cometas, corpos irregulares de gelo e poeira que orbitam o Sol, são restos gelados do sistema solar que se formaram quando uma enorme nuvem de gás e poeira fragmentada se juntou a 4.500 milhões de anos atrás.

O estudo dos cometas poderia fornecer detalhes importantes sobre o nascimento do sistema solar.

Temple 1 não é o primeiro cometa a ser abordado pela sonda. Em 2004, ela se aproximou do cometa Wild 2 e colheu amostras de poeira interestelar e poeira do cometa, trazendo de volta a Terra. Stardust viajou 5.630 mil milhões de quilómetros desde o seu lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida, em 1999. Como ainda havia sobrado combustível, a NASA decidiu reciclá-lo para outra missão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook