Atualizado em: 14 abril 2010

Solo Fértil e suas características

Quanto mais orgânico, mais fértil

Definindo o que seja solo, pelos geógrafos, trata-se de “um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são formados por várias composições de minerais combinados com água e muito matéria orgânica.
É originado dos inteperismos sobre as fontes que deram origem ao solo bem como é determiando, ou melhor, classificado, de acordo com o clima, relevo  e tempo onde está  formado. O solo possui muitas maneiras de ser analisado.
Pode ser a camada na qual se desenvolve a vida vegetal. Pode ser ainda uma estrutura passível de ser escavado, sendo utilizado como fundamento para construções. Para a ciência, chama-se de Pedogênese o estudo d o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo.
Os solos estão sempre passando por mudanças. Eles nunca estão parados. Isso significa que, a todo o tempo, todos os dias os organismos vivos promovem mudanças no solo, da mesma forma que o clima também é um fator decisivo para a  modificação do solo.
Frequentemente, o solo é caracterizado como um corpo de três dimensões, podendo ser por causa do fator tempo, uma estrutura até de quatro dimensões, já que se uniu ao trio profundidade, largura e comprimento. O solo é o resultado de uma ação simultânea de vários fatores.
O solo possui composições, os quais são: A primeira camada é rica em húmus, de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio. A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes: calcário, argila e areia. A terceira camada é a das rochas decompostas pela ação do vento viram sedimentos. A quarta camada é a de rochas que estão começando a se decompor.
Um solo fértil, para assim ser considerado, deve ter uma significativa  quantidade e variedade de nutrientes naturais, assim  nível acidez ideal que permita o desenvolvimento de uma determinada  plantação. Os solos da região do estado do Paraná são considerados os mais férteis do Brasil.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook