Atualizado em: 28 agosto 2009

Sistema Respiratório

Sistema Respiratorio

O Sistema Respiratório é constituído por órgãos que atuam em conjunto para promover a respiração do organismo, absorvendo oxigênio para a circulação sanguínea. O sistema é caracterizado pela a troca de gases, ou seja, o organismo do vertebrado libera dióxido de carbono para absorver o oxigênio.

publicidade:

O pulmão é considerado o principal órgão do sistema respiratório, ele possui uma aparência esponjosa e realiza o processo de respiração através dos movimentos de contração e relaxamento. As vias respiratórias também são importantes para a absorção de oxigênio pelo corpo, elas servem de transporte do gás e são constituídas pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquio e bronquíolos.

As estruturas responsáveis pela respiração exercem atividades mutuas para que o sangue possa receber o oxigênio necessário e o pulmão faça a troca de gases. Quando o individuo se submete a hábitos de vida prejudiciais, como é o caso do tabagismo, ele pode desenvolver doenças que afetam o funcionamento do sistema respiratório.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook