Atualizado em: 14 abril 2010

Sistema de numeração egípcio

Números representados pela simbologia

O sistema de numeração egípcio é muito diferente do implantados nos países ocidentais, que utiliza o modo arábico. Os números egípcios representam bem a cultura do povo que o criou, pois são verdadeiros símbolos dentro da matemática.  O sistema é muito complicado para os ocidentes, mas para os egípcios, certamente é algo cultural, já enraizado e que só facilita a vida deles.

Os numerais deles podiam ser escritos de dois modos tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita. É similar ao modo como é escrito a linguagem dos semitas, que podiam ser redigidas até mesmo em pé (vertical).

publicidade:

A representação dos números também é diferente. Os inteiros, os racionais, os fracionários e os irracionais são desenhados. Por exemplo, os racionais podem também ser escritos, porém, só se for como adição de frações unitárias. Traduzindo: no sistema egípcio, números fracionários só podem ser somados se antes forem transformados em números inteiros. A matemática deles é uma loucura.

As frações, por sua vez, eram redigidas com hieróglifo, colocando a função do traço como representando uma fração, em que onde 1 era, por determinação, sempre será o numerador da fração (o número que fica em cima) e número que ficava por baixo era o denominador. Primeira semelhança com o sistema ocidental.

Para a operação matemática da adição, no sistema egípcio, tem um símbolo para a adição.  Estes símbolos são os serifas que estão sempre apontando para a direção da soma, o hieróglifo significava adição, caso contrário, subtração.

Além dessa simbologia gráfica, para mostrar os numerais, a linguagem egípcia também podia escrever. Assim como acontece aqui no Brasil, em que 2 pode ser tanto representado numericamente quanto em numeral (2).

Como os livros no Egito, boa parte dos textos de contabilidade foram narrados em papiros, quando também eram registrados em pedras duras.  E antigamente, a maioria desses textos de contabilidade utilizava o sistema de numerais denominado de hierática.

Para exemplificar melhor e também facilitar o entendimento do que vem a ser estes numerais escritos em hierático, basta compreender os escritos encontrados referentes ao período arcaico. É normal para o mais leigos, confundirem o motivo da escrita hierática use um sistema de numeração diferente, usando sinais para os numerais de 1. O que se deve compreender é que o sistema numérico egípcio tem as suas peculiaridades como o sistema de qualquer lugar do mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook