Atualizado em: 15 julho 2011


Sintegra Consulta – www.sintegra.gov.br

Com a intenção de dar consistência e propiciar economias de escala a diversas iniciativas de modernização dos sistemas tributários estaduais que constituem o objeto do PNAFE – Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros – foi criado o SINTEGRA.

O SINTEGRA é um conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias dos Estados do Brasil. Para os contribuintes, a ideia é simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Para os agentes fiscais estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e ao trocar dados entre os Estados.

Visando sempre melhorar a operação, são feitos constantes investimentos para melhorar as administrações tributárias, qualificando os funcionários, melhorando a infraestrutura tecnológica, otimização no planejamento e etc. Para tanto, o processo varia de acordo com a necessidade de cada Estado, dada a importância que o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – tem para o Estado.

No site do SINTEGRA você poderá conferir os serviços prestados como o cadastro estadual, inscrições estaduais, acompanhar e legislação e fazer downloads para um melhor entendimento.

Para fazer consulta basta:

 – Acessar o site: www.sintegra.gov.br ;

– No canto esquerdo da tela clicar na opção “serviços”;

– Depois clicar na opção “cadastros estaduais”;

– No mapa do Brasil, basta escolher o seu estado e escolher uma das opções de consulta: por CNPJ ou por Inscrição Estadual;


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook