Atualizado em: 5 janeiro 2014

Síndrome de Vira-lata: O que esta expressão quer dizer

Você já deve ter ouvido a expressão " Síndrome de Vira-Lata" e trouxemos o seu significado!
Você Sabia?
Muitas pesquisas atuais apontam que mídias, setores educacionais e até empresarias ao reproduzirem determinadas ações estão contribuindo para o complexo de vira-lata.
O povo brasileiro sofre da síndrome de vira-lata a muitos anos ( Foto: Divulgação)

O povo brasileiro sofre da síndrome de vira-lata a muitos anos ( Foto: Divulgação)

Hoje em dia usamos diversas expressões que servem para nos auxiliar e determinar certos tipos de coisas e ações. Dentre tantas, uma delas tem sido muito utilizada e por essa razão resolvemos mostrar seu significado para que assim não haja mais dúvidas quando ouvi-la.

O que quer dizer a expressão “Síndrome de Vira-Lata

A expressão “Síndrome de Vira-Lata” ou “Complexo de Vira-Lata” foi criada há muitos anos pelo escritor Nelson Rodrigues para se referir aos brasileiros na Copa do Mundo de 1950, onde a seleção perdeu a final no Maracanã.

publicidade:

A expressão faz referência ao modo como os brasileiros denigrem a própria imagem e como se acham inferiores ao resto do mundo, achando que sempre o que vem de fora é muito melhor do que aquilo que possuímos aqui.

Esta brilhante expressão que realmente define muitas atitudes brasileiras foi usada recentemente pela presidente Dilma quando se referia ao transporte público e em abandonar o “Complexo de Vira-Lata” quando nos referimos a este assunto.

Segundo ela: “Temos que abandonar o complexo de vira-lata, como dizia [o escritor] Nelson Rodrigues. Na véspera da final da Copa do Mundo que o Brasil venceu, tinha gente dizendo que o time iria perder. Este complexo precisa ser superado nos transportes, pois reconhecemos que este é um setor estratégico para o país”.

A mesma expressão foi usada para definir o grande pessimismo que o Brasil possui com a Copa que será realizada aqui em nosso país este ano. Muitas pessoas acreditam na falta de infraestrutura e crença de que o Brasil é capaz de suportar eventos como este.

De qualquer forma a expressão foi muito bem utilizada, porém para que ela deixe de ser usada, outras atitudes devem ser colocadas em prática.

Fonte: Site UOL e Terra

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook