Atualizado em: 27 janeiro 2011

Sindicato patronal dos metalurgicos

O Sindicato patronal dos metalúrgicos é extremamente importante para os direitos dos trabalhadores dessa área. É importante que haja um sindicado em vários lugares, onde tenha metalúrgica. Com isso, é uma segurança a mais que os metalúrgicos podem sentir, pois lá eles podem se unir e discutir os interesses de todos.

publicidade:

O Sindicato dos metalúrgicos de São Paulo, por exemplo, surgiu na época do fim da oligarquia rural cafeeira e com o início do processo de industrialização do País, quando, no começo da década de 30, começam a tomar vulto os movimentos operários e populares. Foi exatamente no dia 27 de dezembro de 1932 que ele, de fato, surgiu.

O início do sindicato foi muito difícil, segundo o próprio site do sindicato, os empregadores continuavam a demitir líderes trabalhistas e os metalúrgicos não se arriscavam a filiar-se a entidade, temendo represálias políticas e policiais. Com o pequeno número de filiados, a entidade enfrentava enormes dificuldades financeiras que comprometiam sua própria sobrevivência.. “Os diretores e sócios eram obrigados a tirar dinheiro do próprio bolso para pagar as pequenas despesas do sindicato;” recorda Armando Suffredini, um dos fundadores e ex-presidente da entidade. “Os que acreditavam na nossa entidade iam trabalhar à noite na sede, depois de batalhar o dia inteiro dentro das fábricas.”

Hoje o Sindicato dos metalúrgicos de São Paulo é nada mais nada menos, uma poderosa entidade sindical poderosíssima, a mais poderosa da América latina.

Para maiores informações, acesse o site: http://www.metalurgicos.org.br/default.asp

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook