Atualizado em: 6 novembro 2010

Sindicato Bancarios RJ

Durante muito tempo o trabalhador foi explorado por empresas e empregadores, e para se fortalecer, nasceu a necessidade de os próprios trabalhadores se unirem e lutarem por seus direitos. Daí nasceram os sindicatos.

publicidade:

Em linhas gerais, um Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

Os sindicatos possuem uma forte influência no âmbito político. Em países como  Alemanha, Reino Unido, Áustria e nações escandinavas a vinculação com os partidos políticos socialistas e trabalhistas confere aos sindicatos forte referência na formulação de diretrizes e na execução de política econômica.

Os dirigentes sindicais são eleitos para cargos legislativos, e o principal instrumento de política sindical é a negociação coletiva.

Aqui no Brasil temos sindicatos fortíssimos como, por exemplo, a CUT. Um outro sindicato brasileiro com bastante influência é o Sindicato Bancarios do Rio de Janeiro.

Caso queira conhecer as ações do sindicato, basta clicar no link abaixo.

Sindicato Bancarios RJ

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook