Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Significado da Rosa dos Ventos

Significado da Rosa dos Ventos

A Rosa dos ventos foi um surgimento que foi e é muito necessário, ela desde alguns séculos vem orientando grandes navegadores. Existem várias formas e desenhos da rosa dos ventos, mas todas elas servem para apenas um objetivo, iluminar a vida de grandes capitães dos mares.

publicidade:

A rosa dos ventos corresponde á volta completa do horizonte, que é direcionada em uma direção que nem mesmo pontos intermediários conseguem determinar. Assim todas as linhas do horizonte podem ser localizadas com exatidão.

Seu desenho é em forma de uma estrela, o que não tem nada a ver com as estrelas, é apenas pelo fato de a visualização ficar mais fácil, durante o balanço da navegação, então 4 pontos são os principais e os mais fáceis de serem notados, Norte, Sul, Oeste e Leste, existem claros outros pontos chamados de pontos colaterais como, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste, e pontos subcolaterais, como nor-nordeste, lés-nordeste, su-sudeste, su-sudoeste, oés-sudoeste, oés-noroeste e nor-noroeste.

O instrumento mais fácil para se localizar, além da rosa dos ventos, seria em uma bússola, pois ela indica perfeitamente o local para que está querendo ir ou se localizar. Existem bússolas somente com os pontos cardeais e existem bússolas com todos os pontos. Mas atualmente, os sistemas de navegação usam o GPS, que é muito conveniente e bastante seguro nas informações prestadas. No entanto, há muita polêmica nas mudanças do pólo magnético do planeta, em relação aos satélites que localizam esses sistemas de GPS, pois se orientam de acordo com o magnetismo emitido pela vibração do próprio planeta, que está variando demasiadamente nesta década.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook