Atualizado em: 18 janeiro 2011

Seria o Projeto Galileo estúpido?

galileo-esa-image3

Você já ouviu falar em GPS, certo? Pois seu GPS só funciona porque existem vários satélites orbitando a Terra e enviando sinais para seu receptor. Um processo semelhante a triangulação consegue determinar a posição em que você se encontra no globo com precisão de metros, em algum casos, até centímetros.

publicidade:

Ocorre que os sinais que captamos são originários de satélites americanos, antes usados apenas para fins militares. Como a Europa se sentiu nas mãos dos norte-americanos, resolveu criar sua própria constelação de satélites, batizando-os de Projeto Galileo.

O site Wikileaks tornou público recentemente uma série de mensagens diplomáticas, onde o ex-líder do Consórcio Galileo, Sr. Smutny teria se referido ao projeto como “uma ideia estúpida” e que apenas serviria para gastar o dinheiro dos contribuintes. Segundo o Sr. Smutny, o projeto serve “apenas aos interesses militares franceses”.

A BBC de Londres revela que Smutny sempre negou ter pronunciado tal frase, porém administradores da empresa OHB, que faz parte do consórcio Galileo, não teve pena do sujeito e ele foi sumariamente despedido.

O Projeto Galileu custa aos cofres públicos de vários países europeus, a quantia de 3,4 bilhões de euros e está previsto para entrar em operação no ao de 2014, caso não aconteça nenhum atraso.

Fonte da notícia: Yahoo News

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook