Atualizado em: 24 agosto 2016

Segunda Via do DUT

Reunir a documentação necessária para vender o seu veículo pode ser um problema, especialmente se ela estiver rasurada, por algum motivo houve o extravio. Documentos como o CRV ou DUT são essenciais, sem eles fica impossível de realizar a transferência para o novo dono.

Você pode optar por recorrer ao despachante ou agilizar o processo para reunir toda a documentação por conta própria, mas já de antemão avisamos que este é um processo trabalhoso e você precisará de tempo e disponibilidade para realizá-lo por completo.

publicidade:

2 via dut

Neste tutorial, buscaremos passar todas as informações para a retirada de segunda via do DUT sem muitas complicações, acompanhando o nosso passo a passo você saberá como proceder, e não terá muitos problemas na hora de vender o seu veículo e realizar a transferência para o novo dono da maneira adequada.

Recomendamos que reúnam documentos pessoais e alguns outros que são indispensáveis no processo, tais como:

Documento original de identificação do dono do automóvel (RG, CNH, RNE, etc), acompanhado de uma cópia simples;

O comprovante de residência deve constar os dados do proprietário do veículo, pode ser conta de água, luz, telefone, etc. Você irá precisar de uma cópia simples + original.

Se o seu recibo de compra e venda foi roubado ou furtado será necessário a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.); Para casos de perda ou extravio do CRV será necessário que o proprietário do veículo baixe a declaração de perda/extravio, preencha conforme o solicitado. Confirme autenticidade do documento; Em caso de má conservação, rasura ou dilaceração, é recomendado levar o próprio documento.

Você deve se certificar de que possui o comprovante bancário de pagamento (caso o veículo possua pendências); decalque do número do motor; decalque do número do chassi.

Formulário RENAVAM –  Antes de preenchê-lo, é necessário que você escolha a “Opção – 04. Emissão de 2ª Via” e faça a impressão de duas vias. O documento deverá ser preenchido no próprio Detran.

Uma dica para poupar tempo é pagar a taxa de 2ª via do documento de transferência em uma agência bancária em um banco de sua preferência. Para isso basta que você apresente o número do RENAVAM. Atualmente o valor da taxa é de R$181,24 para automóveis que já estejam licenciados, do contrário você deverá pagar o equivalente a R$261,41.

Agora você já pode ir pessoalmente até a unidade do Detran-SP com toda a documentação indicada em mãos e comprovantes de pagamento. Realize o preenchimento do formulário RENAVAM e faça também a verificação de possíveis pendências.

A vistoria do carro deve ser feita nos pátios do Detran-SP, acompanhado de todos os seus documentos se dirija para uma unidade mais próxima a você. Abaixo há alguns endereços disponíveis para que determine qual delas está mais acessível:

Zona Leste – Auto Shopping São Paulo

Avenida Aricanduva, 5555 – Leste Aricanduva – São Paulo – SP;

Fornece atendimento ao público no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Indicado para vistoria e lacração de veículos de passeio, utilitários e motocicletas.

Unidade Central

Av. do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô – Bom Retiro – Cep: 01108-000;

Fornece atendimento ao público no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Indicado para vistoria e lacração de veículos de passeio e motocicletas.

Zona Oeste – Parque Vila Lobos

Avenida Queiroz Filho, s/n – Pinheiros – São Paulo – SP

Fornece atendimento ao público no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Indicado para vistoria e lacração de todos os tipos de veículo, seja passeio, carga, utilitários, ônibus ou motocicletas.

Retorne ao balcão da unidade escolhida com todos os documentos e o laudo da vistoria para a solicitação de segunda via do DUT ou CRV. O prazo para a liberação do novo documento é de 3 dias, o proprietário deve comparecer novamente ao local para retirá-lo acompanhado de um documento de identificação original.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook