Atualizado em: 20 março 2013

Sarna Demodécica - Sintomas

A sarna demodécica, também conhecida por demodecicose ou sarna negra, é causada pelo ácaro Demodex Canis.
Você Sabia?
Que a Sarna surgiu nas culturas cosideradas das mais civilizadas e se proliferou nas mais civilizadas ainda, nem preciso mencionar o lugar, mas a época em que se consagrau foi a Medieval.
demodex

A demodicose canina é uma doença de pele de carácter inflamatório

A sarna Demodécica também é conhecida como sarna folicular, sarna vermelha e, nos casos mais graves, lepra canina. Sendo que o ácaro Demodex é o causador  dessa doença, entretanto este ácaro faz parte da fauna da pele normal dos animais.

O que acontece é que geralmente o parasita habita o corpo do animal sem causar danos à sua saúde, entretanto se por caso a imunidade do cão fique baixa, ele pode começar a agredir o organismo do animal, reproduzindo-se e espalhando-se rapidamente.

publicidade:

Sintomas

Se  a doença apresenta-se de forma localizada, o principal sintoma é a queda de pêlo em pequenas áreas do corpo do animal, que tornam-se vermelhas e escamosas. Sendo que a região da face, focinho e extremidade dos membros principalmente nas patas são os focos mais atingidos. Neste caso o tratamento é fácil, podendo, muitas vezes, ser feito com xampu especial ou pomada.

Entretanto  quando a sarna negra manifesta-se de forma generalizada, o quadro torna-se mais grave, e o tratamento é mais difícil, pois é necessário o uso de antibióticos. Geralmente  os animais que apresentam este tipo de sarna Demodécica, são jovens e tem predisposição hereditária. Sendo que os sintomas são mais intensos, ocorrendo uma severa inflamação no corpo, atingindo principalmente a cabeça, peito e contorno dos olhos. Com uma coceira exagerada a pele fica muito sensível e irritada, tornando-se uma porta de entrada para bactérias e fungos dos mais variados tipos, ocorrendo muita formação de pus.

Outras Informações

O cachorro começa a perder o apetite,a exalar um cheiro horrível, ficando com aparência muito ruim, passando a impressão de ser  velho e deformado. Sendo que se o tratamento não for iniciado rapidamente  pode levar a morte do cachorro.

A Sarna Demodécica  pode ser  diagnosticada através de sinais clínicos (lesões na pele, coceira, entre outros) e exame laboratorial (raspado de pele), capaz de detectar a presença do parasita no organismo.

Sendo que devemos levar o animal ao veterinário para diagnosticar a doença e começar o tratamento o mais rápido possível.

Vídeo sobre a Sarna Demodécica

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook