Atualizado em: 21 março 2013

Sarna Demodécica - Prevenção

Embora a sarna demodécica seja extremamente grave, o cão não a transmite para o homem, portanto fique atento as informações mais abaixo.
Você Sabia?
Que a sarna é uma infestação cutânea provocada por um parasita de que costuma ser muito intenso e surge ao fim de uma ou duas semanas.
cc3a3o-e-mc3a3o-humana

A sarna demodécica, também conhecida por demodecicose ou sarna negra

A Sarna Demodécica é a manifestação agressiva de um ácaro presente na pele do cão, que se manifesta somente  quando a imunidade do cão esta baixa.

Prevenção da Sarna Demodécica

Nunca adquirir filhotes de cães, sem antes examinar a pele dos pais (principalmente da cadela) e dos irmãos da ninhada;

publicidade:

Não aceite um cão que já tenha lesão na pele;

Caso você já tiver um cão com problema de pele, jamais utilize medicação a base de corticóides, sem a prescrição de um veterinário. Pois a administração desses produtos ameniza os sintomas no início, dando uma falsa idéia de que o cão está curado.

Faça a castração das fêmeas portadoras de sarna demodécica,

A alimentação equilibrada aumenta a imunidade dos cães, os tornando resistentes às sarnas, o que é muito importante mesmo durante o tratamento;

Caso a doença já esteja instalada, o tratamento deve ser conduzido e orientado por um médico veterinário, que decidirá sobre o uso adequado do acaricida específico, do procedimento de combate bacteriano e produtos para melhora da condição imunológica

Cuidado pois alguns produtos que vêm sendo vendidos de maneira inescrupulosa para os proprietários de  cães com sarna demodécica , têm penetração ativa pela pele e podem provocar intoxicações fatais tanto para o cão quanto para seu dono.

Entretanto lembre-se que embora a sarna demodécica seja extremamente grave, o cão não a transmite para o homem.

Vídeo sobre a Sarna Demodécica

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook