Atualizado em: 29 setembro 2011

Sapatos com GPS para pacientes de Alzheimer

O equipamento tem o objetivo de ajudar as pessoas que sofrem de Alzheimer a sempre encontrar o caminho de volta para casa, mas pode ser usado para outros fins.
GPS Shoe

GPS Shoe

Devido a deterioração do condicionamento físico e mental que geram algumas doenças como Alzheimer, a segurança de uma pessoa doente pode ser colocada em jogo quando não está perto das pessoas que cuidam dela. Para evitar isso, uma empresa chamada GTX Corp criou um sapato com GPS que pode rastrear a pessoa e exibir sua localização no computador. O GPS Shoe é visto como uma solução eficiente para lidar com pessoas em condições clínicas que as priva do discernimento.

O sistema de localização por satélite – GPS é amplamente usado na atualidade para rastrear objetos, pessoas e lugares com dispositivos cada vez mais baratos e acessíveis. A tecnologia, inicialmente usada somente com fins militares, hoje está presente em carros, aviões, barcos, receptores portáteis, celulares, e agora, até mesmo em sapatos.

publicidade:

Aplicação

GPS Shoe

A utilidade dos sapatos do GPS pode ser qualquer uma que a imaginação permitir, incluindo o acompanhamento de pessoas para descobrir infidelidade, controlar os passos dos filhos, monitoramento de atletas, etc. No entanto, a proposta do GPS Shoe repousa sobre a capacidade de criar um meio de controle e segurança para as pessoas com condições físicas ou mentais que impedem a plenitude de uma vida urbana normal. O que isso significa? Se você tem um parente com Alzheimer e esta pessoa por algum motivo se perde ou deixa o ambiente seguro, com o GPS Shoe, sua localização seria imediata.

Igual aos calçados normais

A empresa GTX Corp oferece vários modelos de calçados, deste sapatos sociais a tênis da moda, para atender diferentes usuários. O aspecto destes calçados é exatamente igual aos modelos convencionais. Os calçados com GPS  funcionam em conjunto com um aplicativo que é baixado do site oficial do produto e serve como rastreador GPS da pessoa, podendo ser usado a partir de qualquer computador que mostra sua localização em um mapa.

Zona de segurança

A partir deste mesmo aplicativo, é possível configurar uma zona de segurança. Ou seja, você pode configurar um perímetro onde a pessoa pode ser considerada segura. Uma vez que haja o abandono da zona de segurança, o software emite um alerta.

Preço e vídeo explicativo

Os sapatos com GPS são vendidos por 300 dólares em média. Saiba mais no site da GTX Corp e veja no vídeo abaixo como ele funciona.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook