Atualizado em: 25 outubro 2011

Saiba como planejar o destino do seu décimo terceiro

Pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros não planeja o destino do seu décimo terceiro salário. Para planejar bem o destino do seu décimo terceiro, primeiro verifique quais dívidas necessitam serem pagas e somente depois disso pense em fazer compras de final de ano.

O final de ano está chegando e muita gente acaba se empolgando e gastando mais do que o necessário ou gastando mais do que pode, comprometendo inclusive o seu 13º salário. Quando chega a época de festas, Natal e Ano Novo, muita gente acaba se endividando mais ainda para poder aproveitar todas as festividades e comemorações com amigos e familiares.

Fim do Ano chegando

Planejar o décimo terceiro

A maioria dos brasileiros não planeja o destino do seu décimo terceiro, o que acaba fazendo com que as dívidas só aumentem para o próximo ano. (Foto: Shutterstock)

É preciso entender que festas não são tudo na vida das pessoas e que por mais que você goste de festejar, as obrigações financeiras devem estar em primeiro lugar. Quando o final de ano chega, grande parte da população acaba comprando presentes e gastando muito com comidas e condimentos para a realização da ceia natalina e da ceia que muitas famílias normalmente fazem no réveillon. Isso acaba fazendo com que o ano pra grande maioria dos brasileiros, comece um pouco mais apertado. Não somente por causa do Natal, mas no final de ano, muitas pessoas entram num período de férias, o que é motivo para viagens e curtição, sinônimos de mais dívidas e gastos.

publicidade:

Veja também

Planejando o Décimo Terceiro

Um dos maiores motivos para gastar além do período de festas é que no final do ano, grande parte da população é registrada profissionalmente, o que faz com elas recebam o décimo terceiro salário, ou seja, mais dinheiro para ser gasto.

Para quem está com as contas em dia, nada mal do que gastar com os preparativos para o Natal e usar o resto para algum tipo de investimento, como poupança, carro, casa, entre outros. Agora, infelizmente essa não é a situação da grande maioria dos brasileiros. Então é preciso saber planejar corretamente o destino do seu décimo terceiro salário. Para os que estão bem endividados, uma ótima saída é aproveitar o décimo terceiro para pagar as dívidas e evitar juros mais altos ainda.

A vinda do décimo terceiro no mês de dezembro, pode vir como uma maneira de se livrar das dívidas. Caso as dívidas sejam muitas e o dinheiro não seja o bastante, dê prioridade àquela dívida que possui os juros mais altos e que seja também a mais alta, é uma maneira de se livrar do mais “pesado”.

Os especialistas em finanças também alertam que mesmo os que não estão endividados precisam ter cuidado com o destino do décimo terceiro. É preciso pensar muito e se planejar bem com relação aos gastos e lembrar que no período de começo de ano, os gastos costumam aumentar, principalmente para quem possui filhos. Os pais gastarão bastante com escola, material escolar, além dos impostos normais pagos por qualquer família.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook