Atualizado em: 16 setembro 2013

RUF - Ranking Universitário Folha 2013

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking
Você Sabia?
Que dentro da definição moderna, as primeiras universidades surgiram na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII,
RUF  Ranking Universitário Folha 2013

O RUF (Ranking Universitário Folha) traz a classificação de 232 instituições de ensino superior brasileiras,

A lista do RUF – Ranking Universitário Folha inclui as universidades de todo Brasil, sendo elaborada pelo jornal “Folha de São Paulo”,que avalia itens como o Ensino(que vale 32 pontos),o Mercado de Trabalho (que vale 18 pontos), a Inovação (que vale 4 pontos), a Pesquisa (que vale 40 pontos) e Internacionalização (que vale 6 pontos).

Sobre o Ranking Universitário Folha

Sendo que em 2013 o RUF – Ranking Universitário Folha, inclui também indicadores para aferir a inserção internacional das universidades, também no quesito avaliação do mercado de trabalho, aumentou de 20 para 30 o número de cursos com mais alunos matriculados, além do quesito ensino, onde ouviu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), além de incluir o indicador de professores com doutorado e o de professores em regime de dedicação integral e as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

publicidade:

Essa análise da reputação das universidades feita pelo jornal “Folha de São Paulo” e divulgada todo ano, foi inspirada em rankings internacionais de renome, como os britânicos THE (Times Higher Education) e o QS. Sendo que o RUF – Ranking Universitário Folha traz desde 2011 um indicador que aponta as universidades mais citadas entre os pesquisadores entrevistados.

Para ver a colocação das universidades brasileiras do RUF – Ranking Universitário Folha 2013 acesse o site: ruf.folha.uol.com.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook