Atualizado em: 18 novembro 2010

Robert Louis Stevenson Biografia e Obras

Nascido em Edimburgo, capital da Escócia, Robert Louis Stevenson foi novelista, poeta e escritor de viagens. Por influência do pai, pois era Engenheiro, também tornou-se um, mas decidiu que essa seria apenas uma carreira alternativa. Em 1866 entrou para a faculdade de Direito em Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a arte e literatura.

publicidade:

Logo após de concluir sua faculdade, Stevenson parte para Londres na Inglaterra. Por lá passa pouco tempo, mas passou esse pouco tempo frequentando os salões literários para, algum tempo depois, partir em uma longa viagem pela Europa continental.

Em 1876 ele conheceu uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos.

Adoece de Tuberculose, e ao voltar para Londres acaba internado. Para tratar melhor da doença ele retorna aos Estados Unidos, mas logo aventura-se em uma viagem com a mulher e o enteado, num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul.

Finalmente ele se instala em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889. Mas enquanto escrevia mais uma de suas obras-primas chamada Weir of Hermiston, Stevenson, aos 44 anos, falece, vítima de Tuberculos, no dia 3 de dezembro de 1894.

Obras:

  • 1878 – An Inland Voyage
  • 1879 – Travels with a Donkey in the Cévennes
  • 1882 a 1883 – The New Arabian Nights, The Silverado Squatters e Treasure Island (A Ilha do Tesouro)
  • 1884 a 1887 – A child Garden of Verses, Kidnapped (Raptado), “The Black Arrow” e “The Master of Ballantrae”
  • 1886 – The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro)
  • 1894 – Island Nights’ Entertainments e In the South Sea

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook