Atualizado em: 26 abril 2012

Rio+20 - ONU sobre sustentabilidade - Datas e Participantes

O estado do Rio de Janeiro receberá uma das conferências mais importantes e que alerta para a conscientização dos países no que diz respeito à preservação do planeta. " O Futuro que queremos" será tema central da Rio+20 de 2012
Você Sabia?
O Secretário- Geral da ONU, Ban Kimoon desenvolveu um projeto e lançou uma iniciativa que pretende prover até 2030 eletricidade para todos. O intuito é dobrar a taxa de melhoria energética e duplicar a quota de energias renováveis.
Rio+20

Rio+20 acontecerá em junho de 2012 e irá discutir sobre sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Em meio a tantos problemas que dizem respeito à preservação do nosso planeta várias discussões entram nas pautas dos eventos para que se monte um plano que possa ajudar a melhorar as condições climáticas, a evitar o desperdício de água, enfim viver de forma mais sustentável. Para tratar desses e outros assuntos alguns países se reunirão para a Rio+20, uma conferência sobre sustentabilidade.

Nesse ano de 2012 o Brasil sediará o evento da ONU que tem o objetivo de debater sobre quais medidas tomar para que o local onde vivemos seja transformado e um ambiente melhor para se habitar, e mais importante ainda, pensar nas gerações futuras que com recursos escassos e a degradação do meio ambiente não poderão sobreviver dignamente.

publicidade:

A ideia de trazer uma conferência dessa magnitude para o Brasil foi do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que no ano de 2007 deu a ideia para a ONU, que aceitou e confirmou.

20 anos depois da Eco92

A última vez que aconteceu coisa parecida, que inclusive discutiu assuntos semelhantes foi em 1992, na capital fluminense. O evento teve como pauta principal descobrir meios de desenvolvimento sem desrespeitar o meio.

Com isso, alguns documentos importantes foram criados, entre eles estão: a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.

O Rio+20 recebeu esse nome, pois será realizado no Rio de Janeiro depois de 20 anos que o primeiro aconteceu, o Eco 92 e que inclusive teve como destaque uma menina de 12 anos pedindo que os adultos parassem de destruir o planeta.

Quando acontecerá o Rio+20

A conferência da ONU será realizada em junho de 2012 entre os dias 20 e 22 com o objetivo de arranjar soluções sustentáveis para toda a população da Terra.

Quem participará da conferência

  • Mais de 100 presidentes e primeiros-ministros
  • Milhares de parlamentares
  • Os prefeitos das cidades
  • Executivos
  • Funcionários da ONU
  • Presidentes de Ong’s
  • Acadêmicos e
  • Representantes da sociedade civil

Ao todo se espera receber em torno de 50 mil pessoas importantes e que têm a acrescentar. Cada representante dos países devem assimilar a ideia de preservação e achar as soluções viáveis para que a economia cresça sem ter de danificar a natureza e acabar com recursos que ela nos proporciona.

Veja o vídeo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook