Atualizado em: 2 março 2012

Residência Médica 2013 - Todas as informações para inscrições

A residência médica serve para que os recém-formados coloquem toda sua teoria em prática, ganhando experiência o suficiente para poder exercer a função de médico. Saiba aqui todas as informações sobre as inscrições em residência médica.
Residência Médica

A residência médica serve para que os recém-formados coloquem toda sua teoria na prática. (Foto: Shutterstock)

A área da saúde é uma área muito vasta, que possui grande abertura no mercado de trabalho, em vista de quem sempre irão ter pessoas que adoecem e que precisam de cuidados médicos de alguma forma. Para quem opta por exercer a área da medicina, além da faculdade é preciso passar alguns anos realizando residência médica, ou seja, passar boa parte colocando toda teoria em prática, aprendendo e se acostumando com a rotina de médico.

Para se iniciar uma residência médica, é preciso escolher o hospital no qual você quer atuar e realizar a inscrição. Cada hospital tem seu processo de inscrição, mas na grande maioria, o processo exige as mesmas coisas e é realizada da mesma maneira. Cada lugar, realiza um processo seletivo através de provas específicas e pela análise de currículo de cada médico inscrito.

publicidade:

Se você é recém-formado nesta área da saúde ou irá se formar até a data final de inscrição, confira abaixo todas as informações para realizar a sua inscrição em uma residência médica, independente do hospital. Lembrando que as informações abaixo podem sofrer alterações de acordo com o hospital, que os requisitos e as informações abaixo foram feitas no geral, sem que seja um padrão.

Informações para inscrição em Residência Médica

Informações sobre inscrições

O processo de inscrições é praticamente o mesmo em diferentes hospitais. (Foto: Divulgação)

Ao se inscrever, o candidato estará declarando sob as penas da lei que já concluiu o curso de graduação em medicina, curso esse que deve ser devidamente credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para o profissional que ainda não tiver concluído, a conclusão deve ocorrer até a data de matrícula, para que possa participar do processo de inscrição.

É preciso para efetuar a inscrição, pagar uma quantia referente a taxa de inscrição, cujo valor irá variar de hospital para hospital. Tendo consciência disso, o médico que irá se inscrever, deverá comparecer ao local da inscrição portando os seguintes documentos:

  • 2 (duas) cópias do CRM ;
  • 2 foto ¾;
  • Comprovante do depósito em dinheiro da taxa de inscrição (original);
  • Cópia de comprovante de residência (contas de gás, luz, telefone, etc…)
  • Comprovante de quitação com o serviço militar;

Além disso, o interessado deverá preencher corretamente todos os campos da ficha de inscrição disponibilizada pelo órgão responsável.

Para os interessados recém-formados, que ainda não estão inscritos no Conselho Regional de Medicina, os documentos necessários são:

  • Cópia da identidade e do CPF ;
  • 2 foto ¾ ;
  • Comprovante do depósito em dinheiro da taxa de inscrição (original);
  • Declaração da Faculdade de conclusão do Curso de Medicina;
  • Xerox: comprovante de residência (conta de gás, luz ou telefone, etc)
  • Comprovante de quitação com o serviço militar;

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook