Atualizado em: 23 fevereiro 2011

Renascimento Cultural | Características

 

Ocorrida ao final da Baixa Idade Média e no começo da Idade Moderna, a Revolução Cultural é umas das grandes reviravoltas artísticas da História da humanidade, surgindo inicialmente na Itália – ainda não estruturada como um Estado Nacional como se entende na contemporaneidade – local onde também se dará seu auge e maturação.

publicidade:

Ainda sem abandonar preceitos religiosos na visão do homem e do mundo, o Renascimento Cultural certamente inferiu novos conceitos concernentes a estes elementos, reestruturando-os. Alguns desses conceitos são: o humanismo, o antropocentrismo, o hedonismo, o individualismo, o racionalismo, o otimismo e a busca de modelos e inspirações na antiguidade clássica grega e romana.

Cabe a explicação dos principais conceitos: o antropocentrismo significa o aumento da importância da observação empírica do homem, principalmente no que toca sua natureza racional. Já a busca de modelos e inspirações na antiguidade clássica grega e romana deu-se pela repulsa pela Idade Média, considerada muitas vezes como a “Idade das Trevas”, inclusive pensamento nosso contemporâneo. O objetivo desta busca era a listagem e compreensão de elementos de política e guerra que podiam ser resolvidos a partir de situações semelhantes ou transpostas. Por sua vez, o racionalismo baseou-se na capacidade de progresso humano, muito bem definida na arquitetura e na pintura da época.

 

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook