Atualizado em: 27 janeiro 2014

Diferença entre Remédio Genérico e Remédio Similar

Que um medicamento genérico é substituto perfeito ao remédio de marca, pois sua composição química é idêntica. Essa substituição é permitida por lei.
Você Sabia?
Que os genéricos surgiram no mundo há mais de 40 anos. A industria teve origem nos Estados Unidos, na década de 1960.
download

Genérico é um clone perfeito do remédio de marca

Os remédios de marca são considerados como medicamentos inovadores, inéditos no mercado, e o genérico é uma cópia perfeita do remédio de uma marca similar ou ainda aproximada deste tipo de medicamento.

Tipo de Droga

Para que se possa criar um remédio de marca é importante primeiramente se descobrir o seu princípio ativo, uma substância que é química que pode ser que é capaz de realizar a cura de uma doença. Para isto se tem um caminho bastante longo e um trabalho duro a ser realizado, tudo isto inclusive poderá levar décadas para acontecer e serem gastos milhões de dólares nas pesquisas.

publicidade:

Com isto para compensar toda a sua relação as leis de patentes no Brasil podem garantir que os laboratórios criem um novo remédio que possa recuperar todo o seu investimento vendendo assim a invenção sem os seus concorrentes por até vinte anos.

Diferença entre Genérico e Similar

Apesar de toda a parte do processos não basta somente isto ser feito existem também os similares, são cópias dos medicamentos de marca porém que agem de forma diferente no organismo, eles não foram aprovados pelos testes farmacêuticos. Para se ter uma ideia, até o ano de 1996 o Brasil não tinha um tipo de lei de patentes para proteger as drogas consideradas inovadoras.

Com isto qualquer laboratório poderia copiar um remédio de marca e colocar nas farmácias, de forma similar. A grande vantagem é que eles são mais baratos e a maioria deles é confiável, mas apesar disto é interessante questionar o médico se ele recomenda este medicamento similar para o seu tratamento de saúde.

Informação

Por isso é fundamental que se analise todos os casos e se pergunte para os médicos todas as possibilidades, pois na hora de comprar irá doer no seu bolso um remédio que seja muito caro para seu tratamento de saúde.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook