Atualizado em: 6 abril 2011

Regras da ABNT para Trabalhos Escolares

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, é um orgão sem fins lucrativos que criou especificações para normalização técnica no Brasil.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. É um orgão regulatório responsável pela normalização técnica no Pais.

Entre tantas especificações técnicas exigidas pela ABNT, as regras de construção e formatação de trabalhos escolares e acadêmicos é a mais buscada na Internet. Isso se dá, pelo fato de muitos professores ainda no ensino médio, exigir que os trabalhos sejam feitos obedecendo as normas impostas pela ABNT.

publicidade:

Alguns alunos acreditam que é uma exigência sem necessidade, no entanto, se parar para pensar um pouco, imagina a quantidade de trabalhos cheios de “florzinha”, “cachorrinho”, “Corações” ele iria receber, sem contar a tipologia (fontes) usada em cada trabalho, exemplos: Times New Roman, Comics Sans, Verdana, Helvétiva, Arial.. Fontes de todos os tamanhos e cores e por ai vai.

Usar as regras da ABNT evita todos estes problemas, assim existe um padrão de fonte, cor, formato … fazendo com que haja mais credibilidade nos documentos emitidos por alunos e professores.

Um exemplo: Imagine um advogado entregando um petição no fórum. Este documento também segue regras específicas, jamais este documento poderia ser confeccionado com a fonte Comics Sans, por exemplo.

Estrutura

Resumo
Introdução

1) Capa (obrigatório);
2) Contra-capa (obrigatório);
3) Folhe de Aprovação (obrigatória);
4) Dedicatória (opcional);
5) Agradecimentos (opcional);
6) Epígrafe (opcional);
7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
8) Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
9) Sumário (obrigatório).

Algumas das regras são referentes a o formato da capa, contra-capa, sumário, índice, bibliografia. Você pode ver um exemplo no site scribd.com

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook