Atualizado em: 6 abril 2011

Regras da ABNT para Trabalhos Escolares

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, é um orgão sem fins lucrativos que criou especificações para normalização técnica no Brasil.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. É um orgão regulatório responsável pela normalização técnica no Pais.

Entre tantas especificações técnicas exigidas pela ABNT, as regras de construção e formatação de trabalhos escolares e acadêmicos é a mais buscada na Internet. Isso se dá, pelo fato de muitos professores ainda no ensino médio, exigir que os trabalhos sejam feitos obedecendo as normas impostas pela ABNT.

Alguns alunos acreditam que é uma exigência sem necessidade, no entanto, se parar para pensar um pouco, imagina a quantidade de trabalhos cheios de “florzinha”, “cachorrinho”, “Corações” ele iria receber, sem contar a tipologia (fontes) usada em cada trabalho, exemplos: Times New Roman, Comics Sans, Verdana, Helvétiva, Arial.. Fontes de todos os tamanhos e cores e por ai vai.

Usar as regras da ABNT evita todos estes problemas, assim existe um padrão de fonte, cor, formato … fazendo com que haja mais credibilidade nos documentos emitidos por alunos e professores.

Um exemplo: Imagine um advogado entregando um petição no fórum. Este documento também segue regras específicas, jamais este documento poderia ser confeccionado com a fonte Comics Sans, por exemplo.

Estrutura

Resumo
Introdução

1) Capa (obrigatório);
2) Contra-capa (obrigatório);
3) Folhe de Aprovação (obrigatória);
4) Dedicatória (opcional);
5) Agradecimentos (opcional);
6) Epígrafe (opcional);
7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
8) Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
9) Sumário (obrigatório).

Algumas das regras são referentes a o formato da capa, contra-capa, sumário, índice, bibliografia. Você pode ver um exemplo no site scribd.com


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook