Atualizado em: 25 abril 2013

Registro Profissional pela Internet: Como Fazer

Os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos a serem incluídos no novo sistema de registro online do MTE!
Você Sabia?
Que a solicitação de registro profissional pela internet chega a 20 estados, o novo sistema informatizado começa a funcionar a partir do dia 29 de Abril.
registro-profissional-580x360

Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria.Entretanto os profissionais das 14 categorias que precisam de registro no MTE e que moram em determinados estados,  poderão fazer a solicitação do registro através da internet, a partir do dia 29 de abril, segunda-feira.

No momento, a concessão do registro, feita pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), só pode ser feita presencialmente, nas superintendências do trabalho, com o profissional apresentando a documentação exigida. Sendo que para conceder o registro, a superintendência estabelece um prazo, mas o profissional não pode acompanhar o processo.

publicidade:

Sobre o Registro

Mas o Registro Profissional pela internet vai estar disponível a partir do dia 29 de abril, para os seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Já os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos a serem incluídos no novo sistema. O Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização do serviço, os registros pela internet já podem ser feitos desde novembro do ano passado.

Como Fazer

Através do Sirpweb (Sistema Informatizado de Registro Profissional), o trabalhador deve informar, via online, os dados pessoais relativos ao registro profissional. Então será gerado um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na superintendência do Trabalho mais próxima do requerente. Depois disso, todo processo poderá ser acompanhado pela internet.

Sendo que para solicitar o seu Registro profissional pela internet você deve acessar o site portal.mte.gov.br  e no final da página à direita, onde se lê: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, você optar pelo estado em que você está e quer solicitar o registro profissional. Então você será encaminhado para o site do SRTE do seu estado e fazer a sua solicitação. Mas o serviço já esta disponível  somente nos estados citados acima.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook