Atualizado em: 28 junho 2013

Como funciona o Referendo, qual a sua função?

Trouxemos informações bem importantes sobre o que é um Referendo, como funciona e qual a sua função!
Você Sabia?
Só tivemos no Brasil um Referendo em 2005 quando o povo foi convocado para decidir a respeito do Estatuto do Desarmamento. O governo pretendia proibir o comércio de armas de fogo e munições, mas o povo rejeitou a ideia.
Referendo ( Foto: Divulgação)

Referendo ( Foto: Divulgação)

Trouxemos informações importantes sobre Referendo, como funciona e qual sua função já que o nosso país tem passado por momentos de grandes mudanças e reivindicações por parte do povo brasileiro.  Para quem não sabe o referendo é realizado quando uma lei ou ato administrativo já existem e a população é convocada para dizer se aprova ou não e quem convoca a população para responder um referendo são os membros do Poder Legislativo, Câmara dos Deputados ou o Senado Federal.

Como funciona o Referendo

Se existe um ato democrático este ato com certeza é o Referendo que permite a participação direta do povo na tomada de decisões governamentais, ou seja, a palavra final sobre a validade ou não de uma lei ou decreto aprovado pelo Congresso Nacional é dada pelo povo.

publicidade:

Qual a sua função?

Fazer com o que o povo exerça a democracia já que é um instrumento de controle popular sobre o poder público, mas os políticos evitam convocar Referendo, já que tem receio de serem desautorizados. Para qualquer assunto pode ser convocado um referendo inclusive algumas leis que o poder público não chega a nenhuma conclusão.

Como estamos vivendo dias onde o povo brasileiro está querendo viver à democracia em todos os níveis acredito que um referendo possa ser convocado caso haja discordância do povo em alguns decretos e leis!

Que seja feita a real Democracia!

Referendo ( Foto: Divulgação)

Referendo ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook