Atualizado em: 20 janeiro 2010

Receita Federal Restituição 2009 Todos Os Lotes

No último dia 15 de dezembro de 2009, a Receita Federal pagou o último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, ano-base 2008.

publicidade:

No ano de 2009, os lotes foram liberados a partir do mês de junho, primeiro lote, e se estendeu até o seu sétimo e último lote em dezembro.

Segundo a Receita Federal, as restituições do mês de dezembro bateram o recorde. O valor do lote foi de R$ 2,4 bilhões, pagas a 1,93 milhão de contribuintes. O recorde anterior a restituição do mês de novembro, com R$ 1,96 bilhão.

Essa foi a última chance de receber a restituição, e se o contribuinte declarou o Imposto de Renda, e não apareceu em nenhum dos lotes, é porque ele caiu na temida “malha fina”.

Nessa situação, a restituição, caso o contribuinte tenha direito, pode demorar até cinco anos para ser liberada, pois esse é o prazo que a Receita Federal tem para notificar os contribuintes com declaração retida e convocá-los para prestar esclarecimentos. Quando liberadas, as declarações são incluídas nos lotes residuais. 

Caso o contribuinte não queira esperar tanto tempo assim, uma forma de acelerar o processo é consultar  o extrato no site da Receita e fazendo uma declaração retificadora.

A Receita acredita que cerca de 50% dos contribuintes retidos possam regularizar sua situação fazendo a retificadora.

Para fazer a declaração retificadora, é preciso gerar uma senha e um código de acesso para ver as informações. Segundo a Receita, o extrato aponta qual inconsistência foi encontrada na declaração, para que o contribuinte possa corrigi-la.

Informações:

Declaração retificadora, clique aqui.

Site da Receita Federal, clique aqui.

Fez a sua declaração de imposto de renda? Deu tudo certo?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook