Receita Federal CNPJ Pelo Nome Da Empresa

A Receita Federal oferece o serviço de consulta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) somente pelo número mesmo, e não pelo nome como seria mais fácil, porém há empresas conveniadas à SERASA que oferecem o serviço de consulta pelo nome da empresa. A SERASA é uma empresa privada totalmente nacional, que possui um grande banco de dados que informa quando uma pessoa física ou jurídica possui restrições financeiras. Além de recorrer a estas empresas conveniadas à SERASA, é possível às vezes obter o número do CNPJ em pesquisas no Google, e depois no site da Receita Federal fazer a consulta através do mesmo.

O CNPJ surgiu para substituir o CGC (Cadastro Geral de Contribuintes), que deixou de existir em 1 de julho de 1999. O número do CNPJ tem o objetivo de identificar uma pessoa jurídica ou empresa e é composto por 14 caracteres que são divididos em três segmentos que são apresentados nesta seqüência: numero inscrição (os primeiros dígitos até a barra), filiais (os quatro dígitos que seguem), e por último o digito verificador que serve para automatizar a verificação do número do CNJP quando for consultado.

É interessante saber que cada estabelecimento de uma mesma empresa possui os números finais do CNPJ diferentes, isto quer dizer que são diferentes estabelecimentos. E pagam impostos individualmente.

Através destas consultas é possível saber se a empresa possui restrições financeiras, ações judiciais, dividas vencidas, participação em empresas falidas, constando ainda no CNPJ a data de abertura da empresa, localização com endereço completo, cidade e estado onde o CNPJ foi registrado, atividade econômica, código descrição da natureza jurídica, nome da empresa, situação cadastral,dentre outras coisas.

Um projeto que deu certo é o cartão CNPJ que funciona como um documento de identificação de uma empresa. A vantagem de se obter este cartão é que a empresa tem mais facilidades ao efetuar compras de fornecedores e também para vender os seus produtos. Para conseguir este cartão é necessário pedir para o contador da empresa que solicitará o cartão junto a Receita Federal.