
O futebol é uma dos esportes que mais usa um fisioterapeuta para trabalhar com reabilitação esportiva.
Definida como uma ciência criada para prevenir e tratar a saúde por meio de recursos físicos, a fisioterapia pode atuar nas mais diferentes áreas com o uso de procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas. Nos últimos anos, o esporte é uma das principais áreas profissionais que mais precisa de fisioterapeutas por conta da reabilitação esportiva. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, nós separamos neste post algumas informações sobre a reabilitação esportiva.
Sobre a reabilitação esportiva
Segundo a opinião de muitas especialistas, o fisioterapeuta, que trabalha com reabilitação esportiva, é um profissional totalmente diferente dos outros da sua área porque a rapidez da melhora do paciente é primordial nesse segmento, já que o atleta, de qualquer modalidade esportiva, precisa estar com todas as funções do seu corpo (músculos, ossos e articulações) no máximo de potência e amplitude para conseguir fazer perfeitamente todos os movimentos.
Além do tratamento convencional do fisioterapeuta, como os exercícios para ganhar força e massa muscular e para retomar o equilíbrio e a coordenação, o profissional que trabalha com reabilitação esportiva também usa com os seus pacientes alguns trabalhos físicos que envolvam o esporte que o atleta pratica. Para poder amplificar ainda mais os seus resultados, o fisioterapeuta trabalha também com a prevenção, já que consegue diminuir o número ou a gravidade de lesões ao realizar determinados exercícios de forma periódica.