Atualizado em: 13 abril 2012

Ratificar e Retificar - Significado

Entenda quando se é usado as palavras ratificar e retificar, que, por serem muito parecidas, causam muita confusão.
Você Sabia?
Os parônimos são as palavras que apresentam escrita e pronúncia parecida e significados diferentes. Isso acontece com as palavras ratificar e retificar, onde existe apenas uma mudança na primeira vogal.
Ratificar e retificar?

Ratificar e retificar: palavras parecidas, mas com significados diferentes. (Foto: Divulgação)

Algumas palavras se diferenciam bem pouco no que diz respeito à grafia, porém quando analisamos o que ela realmente que dizer, percebemos que as coisas mudam muito nesse quesito. Queremos evitar que isso aconteça, por isso, iremos esclarecer os significados das palavras ratificar e retificar.

Não é raro perceber que as pessoas empregam essas duas palavras de modo errôneo, mas, a partir de hoje, esperamos que isso não ocorra mais. Existe sim uma diferença muito grande quanto aos significados desses verbos e ele não está contido apenas na diferença entre as letras ‘a’ e ‘e’.

publicidade:

Significados e diferenças

Ratificar

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, ratificar significa “confirmar, comprovar, corroborar, reafirmar e revalidar algo”. Entenda a palavra na aplicação em uma frase: “O tratado foi ratificado pelos dos presidentes”, ou seja, os presidentes afirmaram que o acordo firmado entre eles existe e é verídico.

Retificar

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, retificar significa “emendar, voltar atrás para corrigir algo dito ou mencionado anteriormente”. Nesse caso é preciso se atentar ao contexto, mas também não existe segredo. Veja essa frase: “O contrato foi retificado para serem expurgadas as incorreções”, ou seja, tudo que havia de errado no contrato fora corrigido, emendado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook