Modificado em: 24 novembro 2010

Radiologia Industrial: O que é?

Se você está procurando saber o que é Radiologia Industrial, então você está no lugar certo.

Vamos começar a falar para onde e para que é usado a Radiologia Industrial. Suas maiores aplicações são dirigidas ao processo de qualidade em produtos e materiais. São realizadas, com isso, algumas técnicas, que segundo o Portal da Radiologia, são utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos, que investigam a sanidade do material sem, contudo destruí-lo ou introduzir quaisquer alterações em suas características.

Um dos ensaios mais importantes para a documentação da qualidade de produto inspecionado pode se dar à radiografia, por meio do raio x ou gama, pois ela representa a “Imagem” interna da peça inspecionada, o que nenhum outro ensaio não destrutível é capaz de fazer.

A radiografia é um método usado para inspeção não destrutiva que baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante.

A Radiologia Industrial é usado principalmente em industrias de petróleo e petroquímica, gerando energia principalmente de soldas e fundidos, automobilísticas, siderúrgica, naval, aeronáutica e por último, na industria bélica para inspeção de explosivos, armamentos e mísseis.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook